Home / Cotidiano

COTIDIANO

Em programa de TV, primeira professora negra do ITA denuncia preconceito de colegas e alunos

A professora Sônia Guimarães do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), denunciou que sofre preconceito por parte dos colegas e dos alunos. A revelação foi feita durante uma reflexão sobre os 130 anos da abolição da escravatura no programa “Conversa com Bial”, que foi ao ar na última quinta-feira (10/05).

“Eles me odeiam, (inclusive) meus colegas do mesmo nível que eu. Depois desse sacrifício de fazer um vestibular tão complicado, eles entram em uma sala de aula e sou eu que vou dar aula, que vou dar nota, que vou corrigir. Sou eu que digo ‘não, você está errado”, afirmou a docente.

Sônia falou ainda da necessidade de estar sempre a chamar a atenção diariamente dos alunos para que a respeitassem. “Mas eles têm de me engolir, porque sou professora de física experimental. Eles têm de me aceitar. Senão vão repetir de ano. E não pode repetir de ano no ITA, é proibido”, concluiu.

Sônia Guimarães foi a primeira mulher negra a se tornar doutora em física no Brasil e a ser professora no ITA, onde trabalha há 25 anos. A Instituição é conhecida pelos cursos de engenharia além de estar entre as mais concorridas do país.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias