Home / Cotidiano

COTIDIANO

Celulares irregulares começam a ser bloqueados pela Anatel em GO e no DF

Foto:Reprodução


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai bloquear a partir desta quarta-feira, 9, celulares piratas e adulterados que foram habilitados em Goiás após o dia 22 de fevereiro deste ano.

Segundo o órgão, a medida vem para proteger os consumidores dos riscos que os equipamentos oferecem à saúde, além de evitar a clonagem e adulteração em casos de roubo.

Inicialmente, os bloqueios, anunciados em novembro do ano passado, entram em vigor em Goiás e no Distrito Federal, atingindo aparelhos com os DDDs 61, 62 e 64. Nos outros estados, a medida será aplicada até março de 2019.

O coordenador de gerência e regulamentação da Anatel, Rafael Andrade Reis de Araújo, explica que o bloqueio trata de “uma estratégia da agência para causar o menor impacto possível ao consumidor de boa fé. Agora, se ele trocar o número, colocar outro chip no celular, o sistema o identifica como irregular e bloqueia”.

Araújo informou que os consumidores são avisados sobre o bloqueio com 76 dias de antecedência.

Medida

O coordenador ressalta que os celulares piratas ou adulterados oferecem riscos à saúde dos consumidores, uma vez que apresentam “baixa qualidade, operam sem requisitos mínimos de segurança, como por exemplo, contendo materiais nocivos como chumbo e cádmio, frequência de radiação fora dos limites e aquecimento dos equipamentos, podendo causar explosão de baterias”, explicou.

Além disso, Araújo destaca que os equipamentos irregulares também tendem a causar problemas de comunicação, como queda de chamadas e falhas na conexão de dados.

Um terceiro ponto é evitar o roubo e furto de celulares, visto que, quando isto ocorre, os criminosos geralmente alteram o Imei (International Mobile Equipment Identity) do aparelho para evitar o rastreamento.

A Anatel explica que o Imei é como o “chassi” do veículo e em cada celular fabricado, há um número específico, formado por 15 dígitos. O órgão orienta que antes da compra, os consumidores se informem para procurar um estabelecimento confiável.

Caso adquira o aparelho de terceiros, é possível fazer a verificação do Imei seguindo os seguintes passos:

  • Digite *#06# no celular e o número do Imei aparecerá na tela do aparelho;
  • Verifique se é o mesmo número que aparece na caixa do telefone;
  • Outra opção é acessar o site da Anatel para consultar a situação do Imei.


*Com informações do G1/Goiás

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias