Home / Cotidiano

COTIDIANO

Secretário de Saúde assume presidência do Conass

Na cerimônia de posse do secre­tário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, na presidência do Conselho Nacional de Secretá­rios de Saúde (Conass), em Brasília (DF), na noite de terça-feira (24/4), o ex-governador Marconi Perillo disse que as políticas públicas do governo de Goiás para o setor se tornaram referência para o Brasil, o que explica a escolha do auxiliar do governador José Eliton para o comando da entidade.

Resultado do reconhecimen­to da gestão eficiente e inovado­ra do governo de Goiás na Saú­de, Leonardo Vilela foi empossado na terça-feira (24/4) presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em cerimô­nia realizada em Brasília, com a presença de ministros, deputa­dos, senadores, prefeitos e gesto­res do setor. O secretário de Esta­do da Saúde de Goiás, nomeado para a função pelo ex-governador Marconi Perillo e mantido pelo go­vernador José Eliton, foi eleito por unanimidade para o comando da entidade, em substituição a Mi­chele Caputo Neto, do Paraná.

“O secretário Leonardo Vilela esteve em nossas equipes em nos­sos quatro governos (1999-2002; 2002-2006; 2011-2014; 2015-2018) nos quais ele atuou em cinco áreas distintas, com dedicação, profissio­nalismo e muita competência”, dis­se Marconi. “O Leonardo é um ges­tor focado, dedicado, disciplinado e muito competente", afirmou o ex­governador, que o nomeou para a pasta atual em 1º de janeiro de 2015. “Eu não sou mais governador do Estado, mas me coloco à dispo­sição do meu País para colaborar com esta área”, relatou o ex-gover­nador Marconi Perillo.

Os índices de satisfação de pa­cientes e acompanhantes com o atendimento ofertado pelos hospi­tais do governo de Goiás variam de 85% e 98%. A revolução na qualida­de do atendimento é resultado da adoção do modelo de gestão com­partilhada das unidades de saúde com Organizações Sociais (OS). Para garantir o pleno atendimento, o Go­verno de Goiás vem aplicando mais recursos no custeio da saúde que o mínimo de 12% estabelecido pela vinculação constitucional, aumen­tou o número de antedimentos em todas as áreas e ampliou o núme­ro de leitos, em especial o de Uni­dades de Terapia Intensivas (UTIs), que praticamente dobrou.

Nas gestões Marconi Perillo e José Eliton, a Saúde Pública de Goiás recebeu os maiores investimentos da história e se tornou referência para o Brasil. Em 1999, o governo do Estado mantinha 7 hospitais, mas um deles, o Hospital Geral de Goiâ­nia, estava fechado. Ao final de 2018, Goiás terá 24 hospitais, todos funcio­nando com alta qualidade a atendi­mento humanizado, resultado da adoção do novo modelo.

Em 2017, o governo de Goiás destinou R$ 1,941 bilhão para a saúde, 12,09% do Orçamento Es­tadual. O modelo de cogestão com as Organizações Sociais tem trans­formado o atendimento na rede es­tadual e atraído a atenção de vários estados brasileiros. “Nós transfor­mamos Goiás num dos melhores Estados em matéria de saúde”, sub­linhou o ex-governador. Marconi pontuou que as ações do governo de Goiás voltadas à atenção às pes­soas que dependem do servico pú­blico de saúde “são referenciais no Brasil – para os municípios, para as demais unidades da federação e para o Ministério da Saúde”.

De 2011 a 2017, os serviços ofe­recidos na rede estadual mais que dobraram. O número de interna­ções cresceu 145,82%, enquanto o número de atendimentos ambula­toriais, de urgência e de emergência, subiu 147,14%. As cirurgias aumen­taram 195,22%. No mesmo período, os leitos de UTI passaram de 168 para 333, um aumento de 98,12%; enquanto o número de leitos nor­mais na rede estadual passou de 1.232 para 2.214, ou seja, variação de 79,7%. O governo do Estado está criando outros 1.152 leitos em uni­dades que estão sendo construí­das ou ampliadas no HDT, Urua­çu, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Trindade, Pirenópolis.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias