Home / Cotidiano

COTIDIANO

MST invade fazenda de Oscar Maroni, em protesto contra prisão de Lula

A fazenda Santa Cecília, do empresário Oscar Maroni, em Araçatuba, no interior de São Paulo, foi invadida por integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) na manhã desta terça-feira (17/04).  As ações do “abril vermelho” lembram as mortes em Eldorado dos Carajás, em abril de 1996, e também são uma forma de protesto contra a prisão de Lula.

Esta é a quarta ocupação da fazenda do empresário que distribuiu cerveja de graça a cerca de 3 mil pessoas, em frente ao Bahamas Hotel Clube, em São Paulo, para comemorar o dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso. Durante a comemoração, ele usou uma fantasia dos Irmãos Metralha, conhecidos bandidos das histórias em quadrinhos de Walt Disney.

Em nota o MST, acusa o empresário de agenciar casas de prostituição de luxo “onde Maroni agrediu sexualmente diversas mulheres, expondo o corpo de muitas trabalhadoras do sexo perante centenas de homens”. O movimento também publicou que a fazenda, de 1,7 mil hectares, esteve envolvida em processos trabalhistas que a levaram em leilão em 2016.

“O MST exige que a área seja destinada para a reforma agrária, para a construção de um assentamento onde as famílias possam morar e produzir alimentos agroecológicos”, diz a nota.


Com informações do Estadão Conteúdo.

(Foto: MST/Divulgação)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias