Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goianos terão que esperar para campanha de vacinação

O ministro das Cidades, Ale­xandre Baldy, anunciou ontem, que a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 será adiantada em Goiás. O anún­cio foi feito ao governador Marconi Perillo e ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, durante a entrega do Re­sidencial Nelson Mandela. Contu­do, até o fechamento desta edição, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás não confirmou a informção.

Conforme Baldy, ele conver­sou com o ministro da Saúde, Gil­berto Occhi, e ouviu a certificação que os kits de vacinação contra o H1N1 devem ser entregues na pró­xima semana. “O ministro Gilberto Occhi vai começar por Goiânia as entregas das vacinas dado a nos­sa relevância e nossa preocupa­ção”, disse o ministro.

Porém, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Es­tadual de Saúde, a informação é que a Secretaria negociou com o Ministério de Saúde uma anteci­pação de 40% das doses de vacina. A instituição irá promover uma coletiva de imprensa na próxima semana para atualizar o cenário. Até o momento a campanha de vacinação contra influenza em Goiás acontecerá entre os dias 23 de abril a 01 de junho.

ALERTA

Diante da preocupação da po­pulação pela gripe H1N1, a presi­dente do Conselho Regional de Far­mácia de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía alerta sobre o risco do uso in­discriminado do medicamento Ta­miflu (fosfato de oseltamivir). Se­gundo ela, o medicamento só deve ser usado como tratamento da gri­pe H1N1 e não como prevenção.

“Se a pessoa usa o medicamen­to sem a real necessidade, ela pode levar à uma resistência viral”, expli­ca a farmacêutica. Para ela, o uso inadequado do remédio represen­ta uma ameaça a população, já que o vírus influenza pode se tornar mais resistente e até sofrer muta­ção, facilitando sua disseminação. Além disso, a busca desenfreada pelo Tamiflu nas unidades de saú­de pode causar desabastecimento e ameaçar o tratamento do pacien­te com sintomas reais de H1N1.

Segundo a presidente do CRF de Goiás, a melhor forma de pre­venção é a vacina, mas medidas simples contribuem para evitar o contágio da doença. “É impor­tante evitar locais de aglomera­ção, principalmente unidades de saúde, e lavar as mãos com mais frequência ou utilizar álcool em gel”, recomenda.

CRONOGRAMA DA VACINAÇÃO DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE:

  • 23/04 a 04/05: Idosos e Trabalhadores da saúde
  • 07 a 11/05: Gestantes, puérperas e crianças
  • 12/05: Dia “D” TODOS OS GRUPOS
  • 14 a 18/05: Comorbidades
  • 21 a 25/05: Professores
  • 28 a 01/06: todos os grupos
  • Indígenas: durante todo o período de campanha
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: a critério dos municípios.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias