Home / Cotidiano

COTIDIANO

Finalista do concurso Miss Rio Grande do Sul é alvo de ataques racistas na web

A representante de Tramandaí no Miss Rio Grande do Sul, Samen dos Santos, de 26 anos, foi alvo de ataques racistas nos comentários de sua foto no Instagram. Em resposta, a concorrente afirmou que já está tomando providências.

“Falam que ela é linda só porque é negra e no Brasil (país afrocentrista) é quase uma obrigação achar que os negros são lindos sendo que a grande maioria deles são feios pra c*”, dizia um dos comentários ofensivos.

Alguns internautas chegaram a escrever que Samen “não representava a mulher gaúcha” por ela ser negra. Um outro afirmou que que: “Ela também não representa a beleza da mulher brasileira”.

Em resposta aos comentários de caracteres preconceituosos e racistas, a modelo fez captura de tela dos mesmos e postou na rede seguida de um longo texto.

Leia na íntegra:

"Quem me conhece há algum tempo sabe o quanto eu sou avessa às polêmicas, mas me sinto na obrigação de esclarecer algumas coisas.

Alguns de vocês devem saber que eu tenho uma trajetória em concursos e atualmente estou participando do Miss Rio Grande do Sul. Até então tudo bem. Nessas disputas, nós, as candidatas, estamos suscetíveis aos mais diversos comentários, e é aí que reside o problema. Particularmente, eu consigo me blindar contra tudo de negativo que envolve o meu nome, simplesmente ignorando. Foram anos ouvindo e lendo os mais diversos absurdos, que acabei me tornando mais forte.

Mas decidi expor essa situação em razão das pessoas que gostam de mim e que se ofenderam muito com algo que foi comentado no meu instagram. Gente, eu não tenho a pretensão que todos gostem de mim ou que torçam para que eu seja a nova Miss Rio Grande do Sul. Eu estou disputando com meninas belíssimas e sei que todas têm os seus méritos e também as suas torcidas, sendo natural que cada um tenha a sua candidata preferida. O que não pode existir é a perversidade contra qualquer concorrente.
Eu tenho notado que muita gente “confunde” opinião e à liberdade de expressão com discurso de ódio, destilando assim toda a sua raiva, preconceito, hostilidade e ofensas contra terceiros, mas isso está muito errado.

Para essas pessoas, saibam que a atenção que ganharão de mim será somente essa, já que depois de printar eu sempre bloqueio e não dou atenção. Eu só espero que saibam que a utilização do fake pode esconder o nome e o rosto, mas não o IP. Digo isso porque as medidas necessárias já estão sendo tomadas. Ah, e peço desculpas pelo textão, mas eu quis esclarecer que a razão de eu bloquear essas pessoas é a intolerância e o preconceito, e não por simplesmente não torcerem por mim."

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias