Home / Cotidiano

COTIDIANO

Estudantes realizam fórum estadual, hoje, por mais verbas para educação e ao ProUni

  •  A previsão é de participação, sexta-feira, sábado e domingo, de 700 até mil universitários
  •  UJS quer celebrar chapa única, a unidade, com UJR, UJC, UJCA, PT, Psol, PSB e independentes
  •  Estudante de Ciências Sociais deve ser eleita e suceder Ritley Alves e Lucas Marques Ribeiro

- Educação não se vende. Se defende!

Com essa palavra-de-or­dem, de 700 a 1.000 estu­dantes de ensino superior de instituições públicas e privadas têm encontro marcado, hoje, ama­nhã e domingo, de 8h às 22h, em Anápolis. É o Congresso da UEE, a União Estadual dos Estudantes. Com 300 delegados eleitos na Ca­pital, Goiânia, e no interior do Es­tado, o fórum formulará as diretri­zes da entidade para os próximos dois anos, elegerá a nova diretoria e quem assumirá a presidência.

Com 50,3% dos votos válidos, a União da Juventude Socialista [UJS], o braço ‘teen’ do PC do B [Partido Comunista do Brasil], le­genda da foice e do martelo fun­dada em fevereiro de 1962, uma dissidência do PCB, rotulado de Partidão, criado em 25 de março do longínquo ano de 1922, em Niterói, Rio de Janeiro, por nove operários. Como seção brasilei­ra do Komintern. A Terceira In­ternacional Comunista. A central mundial para deflagrar revolu­ções pelo mundo.

Estudante de Ciências Sociais, do terceiro período, da Universida­de Federal de Goiás [UFG], como os seus dois antecessores, Ritlei Al­ves e Lucas Marques Ribeiro, ex­-acadêmicos de sociologia e in­tegrantes da UJS e do PC do B, a cult, engajada, de linhagem mar­xista, Danny Cruz, nascida no Pará e radicada desde criança, em Goiâ­nia, é cotada para assumir o cargo máximo da entidade estadual dos estudantes universitários. Tempos difíceis pela frente, diz

- O corte, por 20 anos, do Or­çamento-Geral da União para a Educação e a redução dos in­vestimentos no ProUni mobili­zarão os estudantes às ruas, em Goiás e no Brasil.

CRISE POLÍTICA NACIONAL

Danny Cruz afirma que o que houve, em 2016, com o impeach­ment, sem crime de responsabili­dade, teria sido um golpe frio, lí­quido, pós-moderno. Executado pelo Palácio do Jaburu, ocupa­do por Michel Temer [MDB-SP], o Congresso Nacional, além dos suportes dos aparatos policial e jurídico do Estado Nacional, frisa. Assim como dos grandes conglomerados de comunicação, monopólios da mídia, aplaudi­dos pelas classes médias fascis­tas de panelas, dispara.

A prisão do ex-presidente da Re­pública por dois mandatos con­secutivos [2003-2006 e 2007-2010] Luiz Inácio Lula da Silva é a terceira etapa do golpe do capital: financei­ro, agronegócio e industrial.

A segunda etapa seria a apro­vação do pacote de Concessões e Privatizações, avalia a líder es­tudantil. A entrega do Pré-Sal às quatro irmãs das indústrias pe­trolíferas do mercado mundial, denuncia a ‘enfant terrible’, 50 anos depois das revoltas estu­dantis de 1968.O projeto de ter­ceirizações, condena a dirigente da UJS. As reformas do Ensino Médio, Trabalhista e o ensaio das mudanças na área da Previdên­cia Social, ataca a futura cientis­ta política e social.

- Não podemos cruzar os bra­ços. É horar de parar as universi­dades públicas e privadas, ocu­par as escolas de segundo grau, mobilizar os trabalhadores e en­frentar a direita, no Brasil.

Com habilidade, Danny Cruz confidencia ao Diário da Ma­nhã que quer costurar uma cha­pa única para a eleição da exe­cutiva e à diretoria da União Estadual dos Estudantes, a UEE. Com a UJR, vinculada ao Parti­do Comunista Revolucionário; UJC, ligado ao Partido Comu­nista Brasileiro; UJCA, uma dis­sidência, um racha, do PCB; com as tendências internas do PT, o Partido dos Trabalhadores, além do Psol [Partido Socialismo e Li­berdade] e o PSB.

- Unidade na luta. Contra Mi­chel Temer, o congelamento dos gastos públicos, por mais verbas para a UFG, hoje com débitos de R$ 17 milhões, e para a Univer­sidade Estadual de Goiás [UEG]

PERFIL

Mulher, negra, da periferia, oriunda de escola pública, o tra­dicional Lyceu de Goiânia. A ins­tituição pública de segundo grau formou líderes como Pedro Wil­son Guimarães, ex-prefeito de Goiânia, Henrique Meirelles, ex­-presidente do Banco Central, Iris Rezende Machado, ex-minis­tro da Justiça, ex-governador de Goiás e atual prefeito de Goiâ­nia. Assim como Marcos Antô­nio Dias Batista, preso, tortura­do, assassinado e desaparecido em maio do ano de 1970.

É o desaparecido político mais jovem do Brasil. Com apenas 15 anos de idade. Morto em março de 2012, o capitão do Exército, ex-diretor Regional da PF e ex­-superintendente do Dops [De­partamento de Ordem Política e Social], além de chefe regional do SNI, o monstro criado por Gol­bery do Couto e Silva, pós-gol­pe de Estado civil e militar de 31 de março e primeiro de abril de 1964, que depõs João Belchior Marques Goulart, é o suspeito de sua execução sumária

- Estou pronta para a batalha.

A mesa do Congresso da UEE de Goiás deverá ter as participa­ções do reitor da UFG, Edward Ma­dureira Brasil. Do reitor da Univer­sidade Estadual de Goiás, Haroldo Reimmer, com doutorado na ex­tinta Alemanha Oriental. Do pre­sidente do Sindicato dos Professo­res da Rede Privada de Ensino e da CTB [Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil]. De Mau­ro Rubem de Menezes, presidente da Central única dos Trabalhado­res [CUT], seção de Goiás.

ARENA POLÍTICA

O prefeito de Anápolis, Roberto do Órion [PT] deve comparecer à solenidade de abertura. O deputa­do federal Rubens Otoni Gomide [PT]. A deputada estadual e presi­dente do PC do B, em Goiás, Isaura Lemos Vieira. O vereador de Aná­polis Antônio Roberto Gomide [PT]. A vereadora de Goiânia Tatiana Le­mos [PC do B]. O secretário interino da Educação, Cultura e Esportes, Marcos das Neves, é aguardado no encontro. Gabriel Tatico, presiden­te da UJS, irá ao fórum.

Renato Dias é graduado em Jor­nalismo, formado em Ciências So­ciais, com pós-graduação em Políti­cas Públicas, fez curso de Gestão da Qualidade Total e é ainda mestre em Direito e Relações Internacionais. É autor de 11 livros-reportagem. Es­pecialista em ditadura civil e mili­tar no Brasil e América Latina e nos socialismos perdidos no século XX

CRONOLOGIA

1977

Ano da retomada do

movimento estudantil

1979

UNE ressurge em

Salvador, na Bahia

1985

Nova República

legaliza a UNE

2016

Golpe depõe

Dilma Rousseff

2017

Congelamento dos

gastos na Educação

2018

UEE elege em abril

a nova presidência

Fonte: Diário da Manhã

Congresso da UEE-GO

Quando: Hoje, amanhã e domingo

Local: IFG, em Anápolis

Projeção de participação: de 700 a mil estudantes

Número de delegados: 300

Fração hegemônica: UJS, 50,3% dos delegados eleito

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias