Home / Cotidiano

COTIDIANO

Encontro Estadual de Coordenadores e Agentes de Crédito do Banco do Povo de Goiás

Aconteceu na última quinta­-feira (12), o Encontro Estadual de Coordenadores e Agentes de Cré­dito do Banco do Povo de Goiás, que contou com a presença do go­vernador do Estado, José Eliton, e outras autoridades. O titular da Secretaria Estadual de Desenvol­vimento (SED), Leandro Ribeiro, participou da abertura do even­to e afirmou que ‘‘a qualificação dos servidores é importante fer­ramenta voltada para a apresenta­ção de serviços do Governo para a população. E essa qualidade é ga­rantia de cumprimento de metas, prioridade do Governo’’.

O encontro teve objetivo de lan­çar a nova Plataforma Digital do Programa CredPovoGoiás, moder­na plataformas digital para o mi­crocrédito do país, que será dispo­nibilizada também em aplicativo para dispositivos móveis, além de realizar a premiação dos vencedo­res do II Prêmio Destaque do Ban­co do Povo de Goiás e a assinatu­ra do Protocolo de Intenções para parceria entre a CASAG e o Progra­ma Banco do Povo de Goiás.

O superintendente do Banco do Povo, Danilo Rabelo, ressaltou a importância do encontro, que é realizado anualmente, para o ali­nhamento das ações do Progra­ma e balanço dos resultados al­cançados. ‘‘Este é um momento para a capacitação dos servido­res, avaliação das ações, além do reconhecimento por meio da en­trega do Prêmio Destaque àque­les que se destacaram em suas atividades’’, explica.

Premiou-se os vencedores do II Prêmio Destaque do Banco do Povo de Goiás: José Omárcio Franco, da Unidade de Atendi­mento de Itaberaí, categoria: Nú­mero Total de Contratos Renego­ciados e Osmair Silva Cunha, da Unidade de Guaraíta, na catego­ria: Percentual de Inadimplência Reduzida. Parabéns aos vencedo­res e a todos os servidores que se empenharam na campanha de renegociação do Banco do Povo.

O encontro contou com pre­sença dos palestrantes Márcia Pi­res, Coaching e Diretora do Mu­seu de Arte Contemporânea de Goiás, falando do “Atendimento de Alta Performance”; e também o palestrante e Coaching Bruno Miranda, com a palestra “O Se­gredo Mágico do Sucesso”.

LINHA DE CRÉDITO

A Caixa de Assistência dos Ad­vogados de Goiás (Casag), que é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos, constituída por ad­vogados e estagiários do curso de Direito inscritos na seccional goia­na da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), e o Governo do Estado de Goiás, por meio da Se­cretaria Estadual de Desenvolvi­mento e da Superintendência do Banco do Povo de Goiás, assina­ram, no encontro, o Protocolo de Intenções que abre as linhas de crédito do Programa Banco do Povo de Goiás à advocacia goia­na, em especial à advocacia jovem.

Com a medida, a Caixa de As­sistência torna-se agente de apro­ximação entre oferta e demanda, emprestando a estrutura de suas regionais instaladas em todo o es­tado, além de tecnologia, funcioná­rios e expertise, seguindo os mol­des do termo de cooperação.

As negociações entre Casag e governo do Estado, foi possível a inclusão da advocacia no bene­fício, por meio de mudanças nas resoluções do programa. Ago­ra, advogados e advogadas goia­nos têm disponíveis os recursos do Banco do Povo com taxas de 0,25% ao mês, ou seja, 3% ao ano e em até 36 parcelas.

Advogados recém-formados e recém-inscritos, com até cin­co anos de registro, poderão uti­lizar de R$ 500 a R$ 15 mil reais para a aquisição de utensílios, li­vros e equipamentos, entre outros itens importantes para o exercí­cio profissional. Além da linha de microcrédito, já está sendo estu­dada, junto ao Goiás Fomento, a ampliação dessas linhas de crédi­to, contemplando à advocacia de forma ainda mais ampla.

O presidente da Casag, Ro­dolfo Otávio Mota, pontuou que inúmeros programas já foram criados nesta gestão, e que be­neficiam aos advogados. “Falta­va ainda atender a um dos mais relevantes anseios da advocacia: recurso financeiro para subsidiar o exercício da profissão, aquisição de livros, móveis e equipamen­tos de informática para que pu­dessem exercer a sua tão sonha­da profissão”, diz Mota.

Segundo o presidente, a entida­de contava com a limitação estatu­tária, ausência de orçamento com esse propósito e falta de autoriza­ção do Banco Central para isso. “O protocolo de intenções inaugura uma nova fase para a Advocacia, aproximando os recursos do Esta­do, geridos pela Secretaria de De­senvolvimento e Superintendência do Banco do Povo, do jovem advo­gado através de postos de atendi­mento dentro das sedes e filiais da Casag, na Capital e interior do Es­tado”, explica o presidente.

Com isso a Casag torna-se um agente de aproximação entre a oferta e a demanda da advoca­cia. Para a parceria a Casag em­prestará estrutura, funcionários, tecnologia da informação e ex­pertise dentro dos critérios esta­belecidos pelo protocolo de in­tenções e termo de cooperação.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), pontuou que o mo­mento é de extrema importância, pois funciona como um agente fa­cilitador para os profissionais que iniciam a carreira. “Esta é mais uma entrega de uma gestão que trabalha e constrói pela advocacia de Goiás”, diz Lúcio Flávio. Além do governador do Estado, José Eli­ton, o presidente da OAB-GO, Lú­cio Flávio de Paiva, diretores da Casag, o secretário de Desenvol­vimento Econômico, Leandro Ri­beiro da Silva, o superintendente do Banco do Povo de Goiás, Da­nilo Viana Rabelo, o presidente da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), Diogo de Figueiredo Lopes, o advogado Danilo de Freitas, o Conselheiro Seccional Juscimar Ribeiro, o diretor da Escola Supe­rior de Advocacia, Rafael Lara e o Secretário-Geral Adjunto da CA­SAG, Estênio Primo de Souza, en­tre outras autoridades.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias