Home / Cotidiano

COTIDIANO

Grupos feministas ocupam Assembleia em protesto contra violência doméstica

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) foi ocupada na manhã desta quarta-feira (07/03) por um grupo de mulheres associado a cinco movimentos sociais.

Com a temática "Mulheres contra o capital, em defesa da Democracia e da Soberania Nacional”, elas celebram de maneira crítica o Dia Internacional da Mulher comemorado nesta quinta-feira (08/03).

O ato pretende também promover discussão e reflexão acerca da violência, questões de saúde e garantia de direitos para o sexo feminino.

Segundo a organização, cerca de 1 mil pessoas (800 mulheres e 200 homens) estiveram no local. Já a Polícia Militar afirmou que em torno de 400 pessoas estiveram presentes no horário que a manifestação foi mais “intensa”. Ainda conforme a corporação, este número era de 200, por volta de 12h.

O protesto contará com diversas atividades como oficinas, apresentações artísticas, assim como rodas de discussão. Além disso, o grupo pretende realizar uma marcha pela Avenida Anhanguera no período da manhã desta quinta-feira (08/03). O destino ainda não foi divulgado.

A manifestação conta com mulheres associadas a diversas entidades, como o Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, Movimento Camponês Popular (MCP), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Dentre as pautas discutidas estão: combate à violência contra a mulher e promoção da saúde, regularização fundiária, construção e reforma de unidades habitacionais no campo, alterações na lei da agricultura familiar e camponesa, além de questões sobre a reforma da Previdência.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias