Home / Cotidiano

COTIDIANO

Taxistas protestam contra emendas do projeto que regulamenta Apps de transporte de passageiros

Foto:Reprodução/Rafaela Bernardes/AR


Mais de 100 taxistas se reuniram na manhã desta terça-feira, 27, em protesto contra três emendas do projeto de Lei que regulamenta aplicativos privados para transportes de passageiros, como Uber, Cabify e 99 Pop, que devem ser votadas nesta tarde na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O grupo se reuniu na Praça do Trabalhador, na capital, e seguiu carreata pela Avenida Tocantins com destino ao Aeroporto Santa Genoveva. O projeto original, PL 558/2016, havia sido aprovado pelos deputados federais e encaminhado ao Senado para avaliação. Na ocasião, os senadores propuseram algumas alterações que geraram polêmica e insatisfação dos taxistas.

Em entrevista ao jornal O Popular, o presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxi de Goiânia (Sinpertaxi), Hugo Nascimento, defendeu que as emendas retiram dos motoristas obrigações que tratam da segurança. São elas: o uso de placas vermelhas, seguindo a orientação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB); a obrigatoriedade de o veículo estar em nome do motorista e não em nome de terceiros, como mulher e filhos; e a determinação de que cabe ao município autorização e fiscalização dos serviços.

Além disso, destacou que caso as alterações sejam aprovadas, haverá interferência na “competitividade entre o serviço de táxi e de transporte de aplicativos por carros privados”.

O outro lado

Ao contrário dos taxistas, motoristas de aplicativos também se reuniram nesta manhã em protesto favorável à aprovação das emendas sugeridas pelo Senado.

O grupo se concentrou deste a madrugada no Aeroporto Santa Genoveva e parte dele seguiu em carreata até Brasília para acompanhar a votação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias