Home / Cotidiano

COTIDIANO

Seduce prepara processo seletivo com 900 vagas para professores

Foto:Reprodução


A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) anunciou nesta quarta-feira, 28, a preparação de um concurso público para a contratação de 900 professores de Matemática, Química e Física com o objetivo de corrigir distorções na rede de ensino estadual, além da formação de cadastro reserva. O certame será organizado pelo Instituto Quadrix.

Lembrando que o processo seletivo é o primeiro em oito anos e chegou a ser anunciado em março de 2017, pelo governador Marconi Perillo e pela secretária Raquel Teixeira. No anúncio original, havia a previsão de 100 vagas para servidores administrativos, mas agora, elas foram canceladas.

A Seduce explicou que a contratação do Instituto Quadrix para executar e organizar o concurso ocorreu por meio de pregão, após a instituição oferecer a melhor proposta pelo menor preço de R$ 264 mil.

As informações preliminares são de que o salário base dos professores de nível 3 deverá ser de R$ 3.126,34, para uma carga horário de 40 horas. Na primeira fase, deverão ser convocados 1.416 candidatos que forem aprovados na prova objetiva. Após a prova de títulos classificatória, 900 serão selecionados inicialmente e os outros candidatos que atingirem o ponto de corte ficarão no cadastro reserva.

Os aprovados na seleção serão alocados, preferencialmente, no Entorno do Distrito Federal, que recebeu nos últimos dois meses deste ano oito novas Escolas Padrão Século XXI.

Polêmica

Questionada por professores sobre o porquê de o processo seletivo ofertar vagas somente para as três disciplinas, a secretaria explica que atualmente vários profissionais atuam fora de suas áreas de formação para cobrir as aulas de matemática, química e física nas escolas estaduais e que, por isso, somente após a reorganização desses professores será possível fazer um novo levantamento, apontar o déficit real das demais matérias e planejar novas contratações.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias