Home / Cotidiano

COTIDIANO

Município proíbe ‘Que tiro foi esse’ durante carnaval

O hit ‘Que tiro foi esse’, da cantora Jojo Todynho, foi proibido de ser tocado durante as festas de carnaval da cidade de Joaquim Gomes, em Alagoas. A Polícia Militar realizou o pedido em reunião com representantes do município, dos blocos de rua, além da 2° companhia da PM. Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada por motivos de segurança.

"A música traz esse som de disparo de arma de fogo. O uso de armas de fogo é proibido pelo Estatuto do Desarmamento. Não se pode incentivar o uso de armas. A música também incentiva a violência contra a mulher. Todos os dias temos ocorrências com mulheres. A polícia tem a obrigação de proteger a população e evitar o incentivo à violência", disse o Capitão Queiroz, ao G1/AL.

Além desta música, outras também foram proibidas na cidade. A recomendação foi realizada pelo Ministério Público do estado (MP-AL). A Promotoria de Justiça do município, que inclui a cidade de Flexeiras, Conselhos Tutelares, empresários responsáveis pelas produções das festas e a PM assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proibindo hits considerados impróprios.

"A Prefeitura Municipal de Joaquim Gomes obriga-se a, nas atrações contratadas e/ou articuladas pelo Poder Público Municipal, orientar as bandas e atrações artísticas para que se abstenham de executar músicas com letras e/ou coreografias que façam apologia à violência, especialmente contra mulher ou tenham conteúdo sexual explícito", diz trecho do documento.

Segundo o promotor Paulo Barbosa esta regulação do repertório musical é necessária "porque as músicas que tocam hoje têm muitos conteúdos impróprios, que devem ser evitados principalmente em eventos com presença de jovens e crianças".

Caso algum evento descumpra o acordo estabelecido no TAC, será cobrado multa no valor de R$ 2 mil. Os órgãos que assinaram o termo serão responsáveis pela fiscalização.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias