Home / Cotidiano

COTIDIANO

Saiba quem lidera as alas da penitenciária de Aparecida de Goiânia

Desde segunda-feira (01/01) a Penitenciária Odenir Guimarães está em crise, já no primeiro dia do ano houve uma rebelião que registrou 9 mortes. Na última quinta-feira (04/01) houve novamente conflito e na madrugada desta sexta-feira (05/01) ocorreu a terceira rebelião. Segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Balestreri, "as rebeliões são orquestradas pelo crime organizado."

Um relatório do serviço de inteligência da Polícia Militar de Goiás, elenca quais presos comandam as três principais alas dentro da Penitenciária Odenir Guimarães (POG), localizada em Aparecida de Goiânia. Os dados foram obtidos com exclusividade pela Folha de São Paulo.

O presídio conta com 3 alas e cada uma delas tem um líder, o conflito ocorre entre as facções que são rivais.

Segundo o relatório, a ala A é liderada por dois presos. Douglas Pereira da Silva, de 36 anos, é condenado por homicídio, roubo, receptação e associação criminosa. O outro líder é Thiago Bastos de Souza, de 31 anos, que tem histórico criminal por furto, roubo, extorsão e associação criminosa e tráfico de drogas.

Na ala B, segundo o relatório, há também integrantes do Comando Vermelho. Essa ala é liderada por André Luiz Oliveira, de 37 anos, que fugiu do sistema prisional após receber progressão de regime para o semiaberto. No entanto, ele continua liderando a ala mesmo de fora do presídio, por meio de quatro presos que são seus comparsas na prisão.

Um dos comparsas é Sthephan de Souza Vieira, de 33 ano. Ele é condenado por roubo e tráfico de drogas e está recluso no Núcleo de Custódia do complexo prisional, unidade considerada de segurança máxima pelo governo.

O responsável por repassar as ordens de André para os detentos da ala B é Alan Pires de Andrade, condenado por roubo, extorsão mediante sequestro e uso de documento falso.

Outro comparsa é Carlos Alberto Lopes, de 49 anos, que é condenado por homicídio, roubo, falsificação e uso de documento público. Devido ao seu alto grau de periculosidade, ele foi transferido para o presídio de segurança máxima do complexo prisional, de onde Leomar Oliveira Barbosa, também dita as regras a serem seguidas. Segundo o relatório ele "é líder em Goiás da facção criminosa oriunda do Estado do Rio de Janeiro e conhecida como CV (Comando Vermelho)".

A ala C é ligada ao PCC e liderada por Engri Júnior de Almeida Maia, de 29 anos, que é condenado por tráfico de drogas, posse irregular de armas de fogo de uso permitido e de uso restrito e receptação. No entanto é foragido da justiça e comanda a ala do lado de fora da prisão.

Um dos encarregados de passar as informações de Engri é o detento Kaiser Murilo Lucas, de 32 anos, condenado por homicídio, tráfico de drogas, lesão corporal, ameaça, sequestro e cárcere privado e corrupção de menores de 18 anos. O segundo auxiliar é Emerson Freitas de Jesus, de 44 anos e condenado por roubo, falsificação de moeda e falsidade ideológica.

O Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, registrou nesta primeira semana do ano 3 rebeliões. A primeira deixou 9 mortos e 14 feridos, na segunda houve troca de tiros entre os presos de facções rivais e nesta última, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (05/01), foram ouvidos tiros, no entanto não houve nenhum registro de mortos ou feridos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias