Home / Cotidiano

COTIDIANO

Pagamento do ITU com desconto de 10% vai até o próximo dia 22 de janeiro

Foto:Divulgação/Prefeitura de Goiânia


A Secretaria Municipal de Finanças de Goiânia enviou a cerca de 672 mil imóveis a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2018.

No caso do ITU, quando não há construção, a gestão municipal informa que o contribuinte poderá fazer o pagamento do tributo em parcela única com desconto de 10% até o dia 22 de janeiro, data que também encerra o prazo para o pagamento da primeira parcela, se a opção for pelo pagamento fracionado do imposto, que poderá ser feito em até 12 vezes.

Já no caso do IPU, quando há contrução predial, o pagamento da parcela única, com o desconto de 10% para quitação à vista, encerra-se no dia 20 de fevereiro. Também nesta mesma data deverá ser feito o pagamento da primeira parcela do imposto, caso o contribuinte opte pelo parcelamento, que poderá ser realizado em no máximo 11 parcelas.

O superintendente da Administração Tributária de Goiânia, Lucas Morais, destaca que o imposto sobre a propriedade é uma das principais fontes de receitas próprias da prefeitura e chama a atenção do contribuinte sobre a importância do pagamento em dia do tributo.

“As receitas provenientes do IPU e ITU são fundamentais para que a administração pública tenha condições de realizar a prestação dos serviços públicos que o cidadãos necessitam, daí a importância de seu recolhimento no prazo estipulado”, salienta.

Além disso, Morais lembra que o não pagamento dos tributos no prazo estabelecido acarretará na cobrança de multas e juros sobre o valor original e o inadimplente estará sujeito, ainda, às cobranças administrativas e judiciais pertinentes, como o protesto em cartório e à execução fiscal do imóvel através de ação judicial.

A prefeitura informou que o contribuinte que não receber a guia para recolhimento do imposto, deverá acessar o portal da Prefeitura de Goiânia e emitir o documento para pagamento, que poderá ser realizado em qualquer lotérica ou agência bancária.

Com informações da Prefeitura de Goiânia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias