Home / Cotidiano

COTIDIANO

Levantamento do Detran-GO aponta aumento de 77% no número de aprovados para obtenção da CNH

Foto:Divulgação


Um levantamento divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) apontou que no ano passado o número de aprovados para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aumentou 77%. O balanço mostrou que de 2016 a 2017, ocorreu um aumento de 8% em Goiânia e de 2% em todo o Estado.

Segundo o órgão, cerca de 67% dos candidatos homens, inscritos para a prova de CNH, conseguiram ser aprovados durante os exames práticos. Já as mulheres, o índice foi de 44%. Na prova teórica, os números são de 74% dos homens e 81% das mulheres.

O Detran-GO ressalta que o objetivo da autarquia é melhorar os índices de aprovação com qualidade na educação para formar bons condutores. Para isso, tem colocado em prática a Resolução 168 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que prevê normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores, além da realização dos exames até a expedição de documentos de habilitação.

A determinação também estabelece 60% como o mínimo de aprovação dos candidatos e foca na modernização dos serviços para atingir um número satisfatório de aprovados nas provas de legislação e prática.

Novos percursos

Entre as ações para modernizar os serviços, está a padronização das pistas que busca elevar a qualidade da formação do condutor, de forma a prepará-lo para enfrentar com segurança as adversidades do trânsito, o que contribui para a queda dos índices de acidentes nos centros urbanos.

O novo modelo de pista busca reproduzir, ao máximo, situações que o novo condutor encontrará no dia a dia. Para o presidente do órgão em Goiás, Manoel Xavier “a padronização integra um pacote de medidas no sentido de melhorar a formação de condutores. A meta é uniformizar os circuitos em todo o Estado. Queremos que o candidato perceba que não existe mais pista fácil ou difícil, que é um modelo só”, ressalta.

Além da padronização das pistas de prova, o Detran-GO investiu em medidas para trazer mais segurança aos candidatos à CNH. Agora, as aulas práticas, realizadas por Centros de Formação de Condutores (CFC’s), passarão a ser monitoradas por GPS, fotografia e telemetria.

A medida tem como objetivo comprovar o cumprimento da carga horária mínima das aulas práticas ministrada pelos instrutores.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias