Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiânia terá primeira Central de Interpretação de Libras

Foto:Divulgação/Prefeitura de Goiânia


A Prefeitura de Goiânia entregou nesta segunda-feira, 4, a primeira Central de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais da capital. A iniciativa faz parte de ações da Superintendência de Direitos à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) em conjunto com a Secretaria Cidadã.

A inauguração do espaço ocorreu por meio do prefeito de Goiânia, Iris Rezende e do secretário da SMDHPA, Filemon Pereira. Eles destacam que o projeto tem como objetivo facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva em atendimentos médicos, audiências judiciais, entrevistas de emprego, entre outros serviços.

Segundo a gestão municipal, só em Goiânia, mais de 25 mil pessoas são surdas ou possuem algum tipo de deficiência auditiva, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Acessibilidade e inclusão

Durante o evento, Iris destacou sobre a importância da central e afirmou estar realizado “por ter a oportunidade de dar início a um projeto tão importante para a cidade”. Ele acrescentou que conforme a demanda, a central será ampliada para atender a todos os surdos e deficientes auditivos da capital.

O secretário da SMDHPA salientou que Goiânia vem se tornando uma cidade cada vez mais acessível e inclusiva e, explicou que a central foi equipada com telefones e computadores com webcam, para que as pessoas surdas ou com algum tipo de deficiência auditiva possa entrar em contato com os intérpretes sem sair de casa para agendar um atendimento.

Pereira informou que "no dia e hora marcados, o intérprete vai o local onde a pessoa vai estar e pode auxilia-la, aumentando a inclusão dessa parcela da sociedade".

A Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) fica na sede da SMDHPA, localizada na Rua 99, no Setor Sul, em Goiânia.

O atendimento será realizado das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira e os interessados podem obter mais informações através do telefone (62) 99231-4704 (Whatsapp).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias