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Paciente destrói sala de avaliação médica após 20 minutos de espera

Uma paciente destruiu uma sala de observação médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Coronel Antonino na tarde do último domingo (17/12), após ficar 20 minutos a espera de atendimento. O caso ocorreu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Acompanhada pela filha, a mulher deu entrada por volta das 15h40. Ela passou pela classificação de risco e acolhimento da enfermagem, e em seguida foi levada para o setor verde e lá ficou em observação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), informou que os enfermeiros pediram para que a paciente aguardasse pela avaliação do médico, mas após 20 minutos de espera, ela começou a arremessar os materiais hospitalares no chão e agredir verbalmente a equipe.

A Sesau postou ainda uma nota de repúdio em sua página do Facebook. Leia na integra:

“Atentado a servidores e ao patrimônio público - UPA Coronel Antonino.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vem por meio desta lamentar e repudiar episódio ocorrido na tarde deste domingo (17) na UPA Coronel Antonino, onde uma paciente atentou contra a integridade dos servidores e depredou o Patrimônio Público causando dano ao erário.

A paciente em questão deu entrada na unidade por volta de 15h40 queixando-se de dor e prontamente passou pela classificação de risco e acolhimento de Enfermagem vindo a ser encaminhada para o Setor Verde onde permaneceu em observação e foi orientada a aguardar a avaliação do médico.

Pouco tempo depois (menos de 20 minutos), a paciente, que estava sendo acompanhada da filha, desceu da maca e, descontrolada, passou a agredir verbalmente a equipe com palavras de baixo calão e derrubou diversos materiais da sala, medicamentos e insumos desta forma colocando em risco a integridade dos servidores e de outros pacientes que estavam no local.

Após atentar contra a integridade de servidores, pacientes e depredar o Patrimônio a paciente evadiu-se da unidade.

Diante dos fatos, a gerência da unidade e demais envolvidos foram orientados a registrar Boletim de Ocorrência comunicando o ocorrido a autoridade policial para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Diariamente, atendemos mais de 4 mil pessoas somente nas 10 unidades de urgência e lamentamos que fatos como este ainda ocorram e sejam recorrentes. Os usuários têm direito, mas também têm deveres.

Esse tipo de conduta é inadmissível e nós a repudiamos e rejeitamos que os servidores terão todo o respaldo da secretaria, considerando que todos os protocolos foram seguidos e em nenhum momento o atendimento foi negligenciado.”

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