Home / Cotidiano

COTIDIANO

Criador de realidade virtual compara redes sociais com drogas

O cientista de computação estadunidense, Jaron Lanier, de 57 anos, falou em uma entrevista cedida a BBC, publicada na terça-feira (28/11), que evita as redes sociais pelo mesmo motivo que não usa droga, porque podem fazer mal.

Lanier nunca usou drogas, apesar de ter um visual alternativo, com logos dreads nos cabelos, e de mostrar um comportamento hippie. Ele era amigo de Timothy Leary, pioneiro do alucinógeno sintético LSD. Leary chamava Lanier de “grupo de controle”, por sua forte rejeição a químicos.

O cientista lançou no mês de novembro um livro intitulado “The Dawn of the New Everything” (“O despertar de Todas as Novas Coisas”, traduzido). O livro trás histórias do momento em que o autor colocou pela primeira vez um capacete que nos leva ao mundo da realidade virtual.

Ele ainda fez uma crítica na forma como as redes sociais utilizam os dados dos usuários:

“Existem dois tipos de informações: dados a que todas as pessoas têm acesso e dados a que as pessoas não têm acesso. O segundo tipo é valioso, porque esses dados são usados para vender acesso a você. Vão para terceiros, para propaganda. E o problema é que você não sabe das suas próprias informações mais”, explicou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias