Asteroide em forma de caveira vai voltar a passar perto da Terra

Um pequeno asteroide semelhante a uma caveira, deve passar perto do nosso planeta novamente em 2018. Depois do Oumuamua, que tem formado de um charuto e foi descoberto em outubro, os astrônomos terão a oportunidade de estudar esse outro corpo estranho. As informações são da BBC.

A última vez que o asteroide 2015 TB145 passou perto da Terra foi no fim de outubro de 2015, época em que muitos países comemoram o Dia das Bruxas. Por isso, os cientistas o apelidaram de "Asteroide do Halloween".

Segundo o estudo publicado por Pablo Santos-Sanz e sua equipe no periódico Astronomy and Astrophysics, ele tem entre 625 a 700 metros de diâmetro. O tempo de rotação do corpo celeste seria a duração do seu "dia" - entre 2,94 horas e 4,78 horas. Seu formato é uma elipse achatada, que reflete apenas entre 5% e 6% da luz solar. "Isso significa que é um asteróide muito escuro, só um pouco mais reflexivo que o carvão", disse Santos-Sanz em nota.

Atualmente, acredita-se que o Asteroide do Halloween pode ser um cometa extinto, que perdeu bastante água e outros componentes voláteis durante as voltas que deu ao redor do Sol.