Home / Cotidiano

COTIDIANO

Sementes de graça

A Conab está distribuindo 66,6 toneladas de semen­tes de arroz, feijão e milho para serem cultivadas por famí­lias de pequenos produtores em 61 municípios goianos nesta safra 2017/18. Cerca de 70% dos alimen­tos que são consumidos no Brasil são oriundos da agricultura fami­liar. Já foram beneficiados com a remessa das sementes produto­res que são assentados da reforma agrária nos municípios de Catalão, Ipameri, Ouvidor e Três Ranchos.

Comunidades dos municípios de Alvorada do Norte, Damia­nópolis, Buritinópolis, Flores de Goiás, Posse, Nova Roma, Itabe­raí, Itapuranga e Faina receberão as sementes até o final deste mês, destaca a direção da Conab, que no total contemplará cerca de cin­co mil agricultores em todas as re­giões do Estado.

As famílias contempladas são cadastradas pelo Movimento Camponês Popular (MCP), pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela Fe­deração dos Trabalhadores e Tra­balhadoras na Agricultura Fami­liar (FETRAF).

De acordo com o superin­tendente regional da Conab em Goiás, Luiz Carlos do Nascimento, essa é mais uma importante ação do governo que contribui para o desenvolvimento da produção agrícola e fortalece a geração de renda no campo e contribui ain­da para impulsionar a economia e o comércio de dezenas de mu­nicípios goianos.

As sementes compradas pela Companhia Nacional de Abas­tecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Ali­mentos (PAA), contou com inves­timento de R$ 555 mil repassados pelo Ministério do Desenvolvi­mento Social (MDS), em atendi­mento à solicitação da Secretaria Especial de Agricultura Fami­liar e do Desenvolvimento Agrá­rio (SEAD) e beneficiou famílias de agricultores fornecedores dos municípios de Crixás, Guarani de Goiás, Edealina, Ipameri, Cata­lão, Palmeiras de Goiás, Jaraguá, Campos Verdes, Santa Terezinha, Guapó, Silvania e Ouvidor.

EXTENSÃO RURAL

Cerca de 500 famílias da agri­cultura familiar também serão be­neficiadas com o aporte de um mi­lhão e meio de reais do governo federal,conforme parceria firma­da ontem com nove unidades da federação brasileira. Os valores li­berados pela Agência Nacional de Assistên­cia Técnica e Extensão Rural (Anater) são re­sultado da adesão da capital federal ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento das empresas públicas estaduais de Assistên­cia Técnica e Extensão Rural (Ater). Além do DF, serão contem­plados os Estados de Goiás, de Mato Gros­so, de Minas Gerais, do Pará, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Rondônia e de São Paulo.

Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, 84,4% do total dos estabelecimentos agro­pecuários brasileiros pertence a grupos familiares. São aproxima­damente 4,4 milhões de estabe­lecimentos, sendo que a meta­de deles está na Região Nordeste.

De acordo com o estudo, ela constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes; res­ponde por 35% do produto in­terno bruto nacional; e absorve 40% da população economica­mente ativa do país. Ainda se­gundo o Censo, a agricultura fa­miliar produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo do Brasil.

Na pecuária, é responsável por 60% da produção de leite, além de 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos do país. A agricultura familiar possui, por­tanto, importância econômica vinculada ao abastecimento do mercado interno e ao controle da inflação dos alimentos consumi­dos pelos brasileiros.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias