Home / Cotidiano

COTIDIANO

População tem acesso à gama de serviços na Região Oeste

As comunidades de 30 bair­ros na Região Oeste da ci­dade contam com as ati­vidades do Mutirão da Prefeitura, aberto ontem pelo prefeito Iris Rezende, com a presença da pri­meira-dama, Dona Iris, deputado federal Daniel Vilela, deputado es­tadual Lívio Luciano, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Andrey Azeredo, vereadores e se­cretários municipais. O objetivo é que a frente de serviços atinja a média de 50 mil atendimentos, nas áreas da saúde, educação, di­reitos humanos, jurídica, meio ambiente, assistência social, emis­são de documentos, orientações e atividades culturais.

Há alguns dias, as equipes da pre­feitura estão nos bairros próximos com intervenções urbanas, como serviços de limpeza, poda de árvo­res, reformas de escolas e Cmeis, postos de saúde, revitalização de praças, canteiros e vias públicas.

O prefeito Iris Rezende disse que o Mutirão está atingindo os obje­tivos propostos. “A cada dia a po­pulação vai entendendo os servi­ços que o Mutirão proporciona e a cada dia a própria máquina admi­nistrativa vai se aperfeiçoando. Com isso, eu entendo que o Mutirão vai alcançando o objetivo de ir para o meio do povo, ouvir o povo, sentir o povo e solucionar os problemas mais urgentes”.

Dalila Rodrigues, moradora do Setor Nova Aurora, procurou os es­tandes do Mutirão para cuidar do vi­sual. Ela aproveitou o Espaço da Be­leza da Semas para cortar o cabelo. “Hoje é sábado e tirei um tempinho logo cedo pra vir aqui. Fiquei mui­to contente com o Mutirão, as ruas do nosso bairro estão mais boni­tas e nas tendas podemos te aces­so a todo tipo de serviço” , comenta.

Já Maísa Oliveira, moradora no Conjunto Vera Cruz II, pertinho da estrutura montada para o Mutirão, ficou curiosa com os vidros cheios de animais peçonhentos que estão em exposição na tenda do controle de Zoonoses e também viu de perto os mosquitos Aedes aegypti, trans­missores da dengue, através do mi­croscópio. “Interessante ver cada detalhe, cores, formatos, um mos­quito tão pequeno e que pode nos ser tão prejudicial”, declara.

Outrasatividadestambémfazem parte do Mutirão, como serviços do Atende Fácil da Prefeitura, onde as pessoas podem renegociar e parce­lar dívidas, resolver situações com isenções de algumas taxas. No es­tande da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), além do Espaço da Beleza,com serviços de design de sobrancelhas, corte de cabelo, manicure e pedicure, tem como se inscrever no Cadastro Úni­co (CadÚnico), que dá acesso a pro­gramas sociais do governo federal.

Há espaços para atividades cul­turais e de lazer para crianças, como pula-pula, touro mecânico, barca, além de brincadeiras. Com a par­ceria com os Correios, é possível se inscrever no Cadastro de Pes­soa Física (CPF) ou ter acesso aos serviços do Banco Postal. Na Secre­taria Municipal de Direitos Huma­nos e Políticas Afirmativas (SMDH­PA) tem emissões de primeira ou segunda via da carteira de identi­dade (Registro Geral, por meio de parceria com a Polícia Civil), além da identidade jovem (ID Jovem) e Carteira de Estudante.

Na Secretaria Municipal de Edu­cação e Esporte (SME) tem distri­buição de mudas e sementes de hortaliças com a reutilização de garrafas pets. Na Secretaria de Ha­bitação tem o cadastramento de fa­mílias no Programa Municipal de Habitação de Interesse Social. Na Agência Municipal de Meio Am­biente (Amma), a distribuição de 1,5 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, por intermédio do Pro­grama Plante a Vida.

Já a Secretaria Municipal de Saú­de (SMS) oferece diversos atendi­mentos, entre eles vacinas, consul­tas, medição de Índice de Massa Corporal, aferição de pressão, tes­te de glicemia para avaliação de diabetes e orientações de saúde.


Iris: “População já entendeu espírito do Mutirão”

DA ASSESSORIA

Na 11ª edição do Mutirão da Pre­feitura de Goiânia, o prefeito Iris Rezende afirmou que a cada dia a população entende melhor o espírito da frente de serviços e a própria administração munici­pal vai se aperfeiçoando. “Eu vejo que o mutirão atinge seus objeti­vos, de chegar até o povo, ouvir o povo e solucionar os problemas mais urgentes em cada região da cidade”, ressaltou o prefeito.

Questionado sobre as demandas da cidade e a aplicação de recursos, Iris disse que em toda sua história pú­blica ninguém foi capaz de dizer que ele não cuida do dinheiro público.

De acordo com o prefeito, um exemplo é o trabalho de responsa­bilidade fiscal que está implantan­do em toda a prefeitura. “É preciso acabar com a sonegação de im­postos e transformar a arrecadação em benefícios para todas as áreas”.

OBRAS

Na região do 11ª Mutirão, uma grande obra deve começar a be­neficiar a população já em 2018, que é a Maternidade Oeste. “Com a conclusão do hospital e mater­nidade, as mães, na hora de rece­ber seus filhos, não vão precisar se deslocar para unidades distan­tes”, lembrou Iris Rezende.

O prefeito ainda lembrou que o Mutirão não se resume aos atendimentos realizados no final de semana. “Desde o início da semana, diversas equipes es­tão nos 32 bairros atendidos na Região Oeste realizando refor­mas em órgãos públicos, escolas, praças e vários outros serviços”.

Desde o início dos mutirões nes­te ano, mais de 500 mil atendimen­tos foram realizados em áreas como saúde, assistência social, emissão de documentos, cortes de cabelo, identidade jovem e ainda a refor­ma de 167 unidades educacionais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias