Home / Cotidiano

COTIDIANO

Papa permite discussão sobre casamento de padres

De acordo com o jornal Il Messaggero, o Papa Francisco autorizou a discussão na Igreja Católica sobre a possível permissão parcial do celibato para padres. A iniciativa teria sido do cardeal brasileiro Claudio Hummes que é próximo do Pontífice. O objetivo é solucionar o déficit de padres na região amazônica. A discussão da temática poderá ser realizada no sínodo de 2019.

A proposta de Hummes, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, seria de nomear homens fiéis casados para cargos de administração espiritual. Segundo ele, esta medida resolveria o problema da falta de padres em locais que ficam em áreas isoladas e possuem difícil acesso.

A agência Kna, informou que o secretário da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Erwin Krautler, já contatou Francisco. O pontífice por sua vez, pediu que os bispos formulassem propostas válidas sobre o assunto.

“O próximo passo é ouvir as conferências, que farão suas propostas e, a partir de então, formar um manual de alinhamento para depois ser discutido em 2019. O principal é encontrar soluções para as comunidades que não têm eucaristia regular, como podemos enfrentar essa situação”, disse à reportagem.

O Papa Francisco já havia sugerido a discussão sobre o assunto em março deste ano. A proposta era de debater sobre a ordenação de Viri probati — os homens de fé comprovada — que já fossem casados.
“É necessário determinar quais tarefas podem ser confiadas aos homens de fé, sobretudo nas comunidades mais remotas” afirmou à época.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias