Home / Cotidiano

COTIDIANO

Operação tenta combater a sonegação

Foi realizada na manhã de on­tem a primeira grande operação fiscal da história da Secretaria de Finanças do Município de Goiâ­nia. As ações, que fazem parte do programa “Fisco em Ação”, lança­do em meados de setembro úl­timo pelo secretário de Finanças de Goiânia, Alessandro Melo, tem o objetivo de combater a sonega­ção de impostos no município e produzir provas para a judicializa­ção dos ilícitos tipificados nos arti­gos 1º e 2º da Lei 8.137/90.

A ação foi realizada por audi­tores fiscais do município, em par­ceria com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Or­dem Tributária (DOT) e acompa­nhada pelo superintendente da Administração Tributária, Lucas Morais, pela diretora de Progra­mação e Supervisão da Fiscaliza­ção Tributária, Marilene de Sousa, e a gerente Ana Carolina Carvalho.

De acordo com Alessandro Melo, a integração entre a secreta­ria e Polícia Civil é um fato inédito no âmbito do município de Goiânia e vai possibilitar que o fisco munici­pal atue com maior abrangência na cobrança dos tributos municipais, identificando e encaminhando à Polícia Civil os ilícitos penais even­tualmente encontrados.

Na ação de ontem, foram apreendidos na empresa fiscali­zada a relação de alunos ativos, dados do financeiro, relatório de frequência e de movimentação no PagSeguro, entre outros docu­mentos. Segundo Lucas Morais, os dados serão agora analisados e será feito um cruzamento com o que tem sido informado pelo contribuinte ao fisco municipal.

“Havendo divergências que confirmem os indícios de sone­gação já levantados pelo departa­mento de inteligência fiscal da Se­fin, será lavrado o correspondente auto de infração, onde será lança­do o valor do ISS devido, acresci­do de juros, correção monetária e multa punitiva que poderá atingir até 250% do débito original. Logo após, esse auto de infração será en­caminhado à Delegacia de Repres­são a Crimes Contra a Ordem Tri­butária (DOT), ocasião em que o contribuinte deverá ser responsa­bilizado criminalmente pelas con­dutas tipificadas nos artigos 1º e 2º da Lei 8.137/90”, informou.

As operações buscando a pro­dução de provas contra sonegado­res em Goiânia continuarão indefi­nidamente, garante o secretário de Finanças. “É um caminho sem vol­ta e as ações serão contínuas daqui pra frente”, disse Alessandro Melo, fazendo questão de ressaltar, tam­bém, que o objetivo é recuperar os ativos municipais que deixam de ser recolhidos ao erário pela omis­são de receitas e outras fraudes e assim melhorar a arrecadação do município, sobretudo para que a prefeitura tenha condições de pres­tar os serviços públicos demanda­dos pela população.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias