Home / Cotidiano

COTIDIANO

Estudantes protestam contra racismo em universidade e ocupam reitoria

Um grupo de estudantes protesta contra o racismo na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Eles ocuparam a reitoria na última sexta-feira (24/11), para que a instituição se posicionasse em relação aos ataques racistas contra os colegas negros e permanecem acampados na área administrativa.

A organização de protestos já tinham começado em agosto, quando estudantes encontraram desenhos de suásticas nazistas na sala do Diretório Acadêmico do curso de Direito. O caso foi denunciado pelos alunos na Polícia Federal.

Outro caso aconteceu no dia 15 de setembro, na mesma sala foi pichada em uma parede a seguinte frase :“o lugar de vocês é no tronco, fora negros, negrada fora”. O insulto era direcionado para dois jovens da faculdade. Foi feito uma nova queixa e aberto um inquérito.

No dia 21 de novembro, estudantes voltaram a encontrar mais pichações racistas, mas dessa vez no diretório acadêmico do curso de Ciências Sociais, insultando três alunos.

Os estudantes envolvidos na ocupação da reitoria criaram um grupo nas redes sociais, com o nome “Ocupação Antirracista”, onde publicaram as suas exigências para deixarem o local.

Por meio de nota, a reitoria da UFSM respondeu as condições exigidas pelos alunos :

“Foi instaurado um processo administrativo investigativo para apurar a autoria dos deploráveis atos racistas, de intolerância e de ódio ocorridos nos últimos meses. Os autores, uma vez identificados, serão responsabilizados e punidos na forma da Lei e dos regulamentos internos”.

(Informações do portal UOL)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias