Home / Cotidiano

COTIDIANO

Assembleia realiza audiência pública

A Assembleia Legislativa do Es­tado de Goiás realiza amanhã, 20, audiência pública, às 9h, no Audi­tório Solon Amaral. Na pauta, o Dia Nacional da Consciência Ne­gra. O fórum é promovido pelos deputados estaduais Isaura Le­mos [PCdoB] e Marlúcio Perei­ra [PSB], além da vereadora de Goiânia Tatiana Lemos [PCdoB]. Registro: em parceria estratégica com a União dos Negros e Negras Pela Igualdade.

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do ano de 2014, do IBGE, revela que a maior parte da população brasileira residente, um total de 53,6%, é negra. Os negros são considerados a parcela mais po­bre e em situação de maior vulnera­bilidade social, diz Isaura Lemos. É a que mais depende do Estado e de medidas protetivas, afirma Tatiana Lemos. Marlúcio Pereira defende a inclusão social da etnia.

“A abolição da escravatu­ra nem a Constituição Federal promulgada em 5 de outubro de 1988, pelo senhor dignida­de Ulysses Guimarães promove a inclusão, a igualdade e o fim da discriminação racial no País.”

ÉoqueafirmaAndréLuizBarbosa do Nascimento, presidente da Une­gro, seção de Goiás. A política de en­carceramento em massa, promovida pelo Sistema de Segurança Pública no Brasil, atinge jovens, negros, das periferias e dos bolsões de miséria social, denuncia. O Estado – União, Estadosemunicípios, alémdeONGs – deveria promover medidas repara­tórios de inclusão e de promoção da igualdade racial, sublinha.

“Um outro amanhã para os ne­gros no Brasil é possível...”

HISTÓRIA

O mês de Novembro é conheci­do como sendo o das comemora­ções alusivas à defesa da inclusão social da raça negra no Brasil. Não custa lembrar: em 20 de novem­bro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, líder negro que combateu a escravidão no Brasil. A audiência pública é aberta à parti­cipação da população, diz.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias