Home / Cotidiano

COTIDIANO

Atirador do Colégio Goyases defendia Hitler em mensagens; veja

O adolescente de 14 anos que disparou contra colegas de classe no colégio Goyases, em Goiânia, matando dois e deixando quatro feridos, usava em seu perfil do Skype o codinome Adolf e tentava convencer um colega de classe que o nazismo foi positivo, e afirmava que Hitler "com certeza" estava certo em suas ações.

Depois do atentado, o pai de um dos amigos do jovem decidiu procurar as conversas que o filho mantinha com o atirador na internet e se deparou debates sobre o nazismo. Com base nas conversas que aconteceram entre abril e outubro deste ano, o adolescente tirava ideais de sites de notícias falsas e de teorias da conspiração.


Na conversa, o colega tenta demovê-lo desses pensamentos, mas ele os justifica citando blogs, vídeos e fotos que fazem apologia ao nazismo. De acordo com a VEJA, em um momento, ele chegou a dizer que o sueco Felix PewDiePie Kjellberg, o youtuber mais famoso do mundo, é nazista. Kjellberg, que faz vídeos sobre games, envolveu-se em uma polêmica em fevereiro deste ano ao veicular em seu canal piadas antissemitas. Depois, ele se justificou dizendo que tudo não passou de uma brincadeira.



Em entrevista a VEJA, o funcionário da escola, Mauri Aragão Macedo, disse que esperava o atentado de muitos alunos, menos dele. “Ele nunca transpareceu ser agressivo. Era muito tranquilo". Segundo a advogada do garoto, Rosângela Magalhães, ele era amoroso em casa e nunca chegou a relatar problemas na escola aos pais, que, conforme ela, foram pegos de surpresa com o crime. O pai é major e a mãe é sargento da Polícia Militar de Goiás, sendo ela a dona da pistola .40 usada pelo filho.

Para os amigos mais próximos, no entanto, ele se comportava de maneira diferente. Segundo eles, o garoto desenhava o símbolo da suástica em seu caderno e no braço e, quando era alvo de brincadeira dos colegas, costumava ameaçá-los. “Vou matar você e sua família”, dizia ele. Os colegas, no entanto, nunca as levaram a sério. (Fotos: Reprodução)

Com informações da VEJA

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias