Home / Cotidiano

COTIDIANO

Para tentar evitar fraudes Enem terá detectores de ponto eletrônico

O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou na quarta-feira (27/09), que este ano terá uma novidade na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Como medida para evitar fraudes serão utilizados detectores de ponto eletrônico de ouvido.

Os sistemas começam a ser desenvolvidos experimentalmente em alguns locais de prova e os equipamentos são cedidos pelo grupo Berkana. Com isso, será possível encontrar os aparelhos transmissores de informação pelo sinal de rede móvel de banda larga, bluetooth e radiofrequência.

De acordo com Mendonça, os resultados obtidos este ano determinarão a expansão, ou não, do uso nas próximas edições da prova. "À medida que a aplicação desse tipo de equipamento for validada a partir dessa experiência do Enem 2017, a gente vai aumentar a amplitude", informou.

Além destes detectores, o ministro informou que o rigor em termos de segurança se amplia cada vez mais. "Também será feita a identificação individual nominal de cada prova" informou durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem, realizado em Osasco.

O exame será realizado pela primeira vez em dois domingos seguidos. Antes as provas eram aplicadas no sábado e domingo de um único final de semana. Este ano o Enem será realizado por 6.731.203 de candidatos, em 1.724 municípios, nos dias 5 e 12 de novembro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias