Home / Cotidiano

COTIDIANO

Vírus começa a circular no Centro-Oeste

A partir de fevereiro, bebês prematuros, nascidos com menos de 29 semanas, portadores de cardiopatia congênita, podem receber a imunização contra o VSR, já que este vírus, de caráter sazonal, circula na região neste período.  Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os 10 países com maior número de nascimento de bebês prematuros, índice que coloca o país em posição semelhante aos países de baixa renda.

Esse vírus é a causa mais frequente de infecções respiratórias do trato inferior de bebês prematuros, nascidos com ou abaixo de 29 semanas de gestação e duas vezes mais comum que o rinovírus em episódios de infecções respiratórias graves. Entretanto, a Sociedade Brasileira de Imunização e a Sociedade Brasileira de Pediatria preveem a imunização contra VSR, em seu calendário de imunizações.

Entre as medidas preventivas incluem-se lavar as mãos frequentemente e sempre antes de tocar no bebê (o vírus permanece vivo nas mãos por mais de uma hora), evitar aglomerações; higienizar sempre os objetos do bebê (em superfícies não porosas, o VSR pode sobreviver por mais de 24 horas), evitar o contato do bebê com crianças mais velhas e adultos com sintomas de resfriados ou gripes e também evitar contato com fumantes e ambientes poluídos.

Imunização

“A imunização contra o VSR – Vírus Sincicial Respiratório é oferecida pelo Sistema Único de Saúde para bebês prematuros nascidos com até 28 semanas de gestação, durante o primeiro ano de vida, assim como para bebês com displasia broncopulmonar e cardiopatias congênitas, até os dois anos de idade, como recomenda calendário de imunização específica, já editado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Imunização”, informa Dr. Renato Kfouri, Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

O período de imunização e a forma de obtê-la (é fornecida gratuitamente pelo SUS, em casos específicos) pode variar de estado para estado. Para mais informação sobre imunização de prematuros, acesse calendário específico no site da SBIM.

Mais sobre o VSR

O Vírus Sincicial Respiratório, ou VSR, é de caráter sazonal e geralmente circula nas estações de outono e inverno nos países de estações bem definidas, apesar de não estar relacionado a baixas temperaturas.  Para bebês prematuros, pode causar infecções respiratórias graves, hospitalizações recorrentes, com necessidade de ventilação mecânica; em crianças acima de dois anos e adultos saudáveis causa sintomas semelhantes aos de um simples resfriado, mas pode ser fatal em caso de bebês prematuros ou com fatores de risco associados.

Bronquiolite e pneumonia são suas formas frequentes de manifestação de infecção causada por VSR. A longo prazo, uma das suas consequências mais comuns é o chiado recorrente no peito, que pode perdurar até os 13 anos de idade. Não há tratamento específico para a infecção por VSR e, por isso, medidas profiláticas para evitar o contágio e a transmissão do vírus são essenciais.

Medidas Preventivas recomendadas

Lavar as mãos com frequência

Usar lenços descartáveis em caso de tosse e coriza

Manter a casa arejada e as superfícies de objetos limpas

Evitar ambientes fechados e fumaça de cigarro na presença da criança

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias