Home / Cotidiano

COTIDIANO

Machismo na internet

Em 2015, as redes sociais ficaram incrédulas com um livro infantil. Chamado Piadas sobre meninas - Para os meninos lerem, o livro traz “anedotas” que caracterizam a mulher como ignorante e burra e, por isso, foi acusado por todos os lados por machismo e sexismo, principalmente pelos movimentos feministas.

Uma das “piadas” indaga: “Por que a Estátua da Liberdade é mulher?” A resposta: “Porque precisavam de uma cabeça oca para colocar o mirante”. Em outra, a inteligência feminina é colocada à prova e o autor chega a chamar de “superdotada” as mulheres que possuem “meio cérebro.

Publicado pela V&R Editora, conhecida pelo famoso Diário de um Banana, o livro foi escrito por um ghost-writer (escritor fantasma), ou seja, alguém que escreve mas não recebe crédito de autoria pela obra. Na edição brasileira, o livro é assinado por “Paul Hassada”, mas em lojas estrangeiras geralmente recebe o nome de Karl K. Jadda. O que torna impossível descobrir, sem a colaboração da editora responsável, o culpado pelo machismo.

A publicação fazia parte da Coleção Risadinha, que tem outros títulos como Piadas para Eles, Piadas de Velório e Piadas de Escola. Há também outro título que foi retirado do catálogo, o Piadas sobre Meninos - Para meninas lerem, mas a redação não conseguiu ter acesso ao conteúdo.

Na época, a página da V&R Editoras no Facebook também recebeu uma enxurrada de manifestações de repúdio ao livro. “Bastante triste ver este tipo de conteúdo sendo comercializado”, escreveu um internauta. “Vocês deveriam ter vergonha de publicar um livro desses”, disse outra pessoa.

O livro, contudo, não foi escrito no Brasil ou em português. A edição original, “Chistes sobre chicas: Para que lean los chicos”, foi escrito em espanhol e veio da Argentina.

Em nota, a V&R Editoras informou que os livros foram descontinuados em 2010 e não fazem mais parte do catálogo da editora. Desde então, a empresa não publica, distribui, comercializa ou divulga estes títulos. Contudo, os livros ainda são encontrados em lojas físicas e online.

A editora ainda lamentou que os livros tenham sido publicados no passado, e reforçou o compromisso de “publicar conteúdos que não estimulem qualquer tipo de ação discriminatória”.

Mesmo agora, após pouco mais de um ano, a crítica à editora e o livro ainda estão ativas, e frequentemente são revividos nas redes sociais. “Essa editora traduziu um livro estrangeiro ruim, que não agrega em nada na educação das crianças. Sou educadora e tenho certeza que é possível criar um material de qualidade para crianças sem apelar e que não estimule o bullying e o sexismo.” comentou Ludmilla de Carvalho, a primeira a denunciar o sexismo do livro.

Continuidade

Mesmo agora, em 2017, a polêmica parece não ter ultrapassado as fronteiras do Brasil. Com conteúdo ofensivo e polêmico, o livro ainda é vendido em lojas estrangeiras. Em muitas livrarias argentinas, o livro é encontrado facilmente por 900 pesos. Na Amazon, gigante multinacional, o livro é encontrado em espanhol e inglês, por 3,99 dólares.

Tentando comprovar o relato de internautas que ainda dizem encontrar os livros em lojas, o Diário da Manhã entrou em contato com algumas livrarias de Goiânia, mas felizmente não encontrou nenhum volume do livro à venda.

Livros que rompem estereótipos

Tudo Bem Ser Diferente de Todd Parr

Resumo: “Tudo bem ser diferente” trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançado o universo infantil e trabalhando com assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiências físicas, preconceitos raciais.

Faixa Etária: de 5 a 8 anos.

Menina Bonita Do Laço de Fita de Ana Maria Machado

Resumo: “Menina Bonita do Laço de Fita” traz uma linda história, onde um coelho branquinho queria casar-se e ter uma filha “bem pretinha”. Durante a obra, o coelho tenta descobrir o segredo para conquistar o seu tão sonhado desejo. Leia o livro e acompanhe a busca do coelhinho!

Faixa Etária: de 6 a 7 anos.

Até As Princesas Soltam Pum

Resumo: O pai de Laura pegou o livro secreto das princesas e contou para a filha algo que ninguém sabia… Descubram esse segredo e não contem pra ninguém.

Faixa etária: de 3 até 12 anos.

Por Que Só As Princesas Se Dão Bem? de Thalita Rebouças

Resumo: O livro é um conto de fada às avessas que vai conquistar as leitoras mirins. Com o estilo bem-humorado que é sua marca registrada, a autora desconstrói o fascínio das meninas pelo universo das princesas ao contar a história de Bia, uma menina apaixonada por esse mundo encantando, até o dia em que ela entra numa história e descobre que vida de princesa pode ser muito chata e solitária.

Faixa etária: acima de 7 anos.
O Menino De Vestido de David Walliams

Resumo: A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas – ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz – jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.

Faixa etária: é considerado literatura infanto-juvenil, então para crianças um pouco mais velhas.

A Princesa Sabichona de Babette Cole

Resumo: Um dia a Princesa Sabichona recebeu uma ordem de sua mãe: – Trate de arranjar um marido! Acontece que a menina era cheia de vontades e só queria fazer o que bem entendesse. Tanto fez que acabou ficando sozinha… para a felicidade de todos, dela e de seus pretendentes.

Faixa etária: de 05 a 08 anos.

Meninas Negras de Madu Costa

Resumo: Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.

Faixa etária: 3 a 5 anos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias