Home / Cotidiano

COTIDIANO

Justiça Eleitoral prepara urnas eletrônicas para 2º turno das eleições

A Justiça Eleitoral já está em fase final dos preparos das urnas eletrônicas que serão distribuídas em Goiânia e Anápolis para serem utilizadas no segundo turno das eleições para prefeito, que acontecerá no próximo domingo (30/10). Segundo o órgão, mais de 4 mil máquinas serão configuradas para atender os locais de votação. Elas serão instaladas um dia antes das eleições, sendo que 2.747 serão destinadas à capital e 739 à Anápolis.

Além disso, 20% desse total de equipamentos estarão disponíveis em caso de falhas ao longo das eleições. Os trabalhos contam com mais de 40 servidores da Justiça Eleitoral que manusearão as urnas neste segundo turno.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), grande parte dos aparelhos já foram configurados com os dados dos prefeitos de ambas as cidades, faltando apenas 500 máquinas a serem lacradas. A estimativa é de que os trabalhos sejam finalizados ainda na data de hoje (25/10).

Após a votação, o órgão ressalta que todas as medidas de segurança adotadas no primeiro turno serão novamente utilizadas com o objetivo de evitar fraudes ou crime eleitoral no momento de manuseio dos resultados de cada urna. Além disso, os equipamentos contam com um sistema de criptografia e não permitem o acesso à internet.

Nos locais de votação, a Polícia Militar (PM) já estará fazendo patrulha a partir de sábado (29/10), para coibir crimes eleitorais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias