Home / Cotidiano

COTIDIANO

Parada do Orgulho LGBT vai ao Centro de Goiânia para reivindicar mais respeito

Neste domingo, 21, acontece a XXI Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Goiânia. Segundo a organização, a expectativa é de que 50 mil pessoas participem do movimento que defende a liberdade e respeito à opção sexual. Neste ano, o evento tem como grito de luta o tema “Por um Goiás sem transfobia”, que visa conscientizar a população sobre o respeito e a necessidade de se criar leis que garantam os direitos para o grupo.

De acordo com a presidente do Fórum de Transexuais de Goiás, Cristiany Beatriz, que também é uma das organizadoras do evento, os crimes cometidos contra pessoas da comunidade ainda não muitos. Além disso, ressalta que o grupo pede por políticas públicas que garantam a segurança e respeito, como o reconhecimento da identidade de gênero e a criminalização da homofobia, lesbofobia e transfobia.

Beatriz ainda acrescenta que travestis e transexuais ainda passam por diversos constrangimentos em ambientes públicos, o que para ela deve ser combatido.

Os organizadores do evento afiram que a parada tem ajudado e muito na conscientização sobre a importância do respeito e na luta por direitos. Uma das últimas conquistas foi o direito de usar o nome social.

A concentração que começa às 12 horas no cruzamento das avenidas Araguaia com a Paranaíba, conta com a participação de “drags” que enfeitam com alegria o evento. Além disso, logo no início da parada, o grupo deve distribuir material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Às 14 horas, começam as apresentações culturais, como shows de drags queens, musicais, danças e desfiles. Ao final da tarde, o grupo deve se deslocar até a Praça Cívica e retornaram ao ponto de encontro.

A Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT) divulgou à imprensa que o trecho da Avenida Araguaia entre as avenidas Paranaíba e Contorno ficará interditado a partir das 12 horas. À partir das 18 horas, também ficaram interditadas as avenidas Paranaíba, Tocantins e Araguaia para a realização da passeata. O evento vai até às 23 horas.

XXI Parada LGBT de Goiânia
Local: Concentração entre as avenidas Araguaia e Paranaíba
Horário: Entre 12h e 23h
Entrada franca

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias