Home / Cotidiano

COTIDIANO

Operação férias seguras

Com o intuito de prevenir e garantir o lazer da sociedade na temporada de férias, em nove locais de balneários e pontos turísticos do Estado de Goiás, durante o mês de julho o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), juntamente com o governo de Goiás e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Adm. Penitenciária, lança hoje, dia 1º de julho, a 42ª Operação Férias – Turista Seguro.

Em entrevista à reportagem do Diário da Manhã, o coordenador da 42ª Operação Férias, tenente-coronel Anderson Cirino, destacou que a operação terá como  principal objetivo a prevenção de afogamentos nos principais balneários e pontos turísticos do Estado, em especial às margens do Rio Araguaia. “As ações preventivas serão realizadas com a distribuição de cartilhas, fôlderes educativos e a presença ostensiva de mais de 300 guarda-vidas nas dez bases operacionais nos pontos espalhados pelo Estado”, define.

O lançamento da operação será realizado hoje, às 9 horas, no 1º Batalhão Bombeiro Militar, localizado na Rua 66 nº 253, Centro, em Goiânia. Durante o evento, explica o tenente-coronel Anderson Cirino, além da entrega de novos materiais operacionais e homenagens a personalidades civis e militares com destaque no apoio à corporação, será inaugurado o primeiro tanque da corporação.

O comandante esclarece que, apesar de o início efetivo da operação começar hoje, as ações de divulgação iniciaram-se em maio, com os objetivos de prevenir as condições inseguras ou situações de riscos nos pontos de banho e práticas desportivas náuticas nos principais polos turísticos do Estado de Goiás, em especial no Rio Araguaia; atender aos turistas no menor tempo possível em situações de sinistros; conscientizar a população da região e turistas quanto à preservação do meio ambiente; desenvolver atividades socioeducativas com a população local, além de atender sinistros relacionados às atribuições institucionais.

“São 42 anos em que o Corpo de Bombeiros realiza esse trabalho de salvar vidas nos balneários e pontos turísticos, essa é uma operação importante em que estamos deslocando aproximadamente 330 bombeiros para fazer essa atuação de prevenção e ação operacionais. Esse trabalho do Corpo de Bombeiros não é muito visível, mas é muito importante para que o acidente ou incidente não ocorra. Contudo se acontecer estaremos mais próximos dos turistas nessas localidades”.

Conscientização


De acordo com a coordenadora de marketing da 42ª Operação Férias – Turista Seguro,  2º tenente Geovanna Karla Rocha, para evitar que novas tragédias aconteçam, em especial no período de férias escolares, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás tem reforçado as medidas de prevenção a afogamentos. “Em todo o Estado, escolas públicas e privadas têm recebido, desde fevereiro, militares da corporação para palestras e demonstrações voltadas ao público infantil”, diz.

A ação que faz parte da 42ª Operação Férias Turista Seguro 2016, revela Geovanna, já atingiu aproximadamente 30 mil crianças em todo o Estado. E a coordenação da operação pretende sensibilizar a população goiana sobre os riscos do afogamento e realizar o trabalho preventivo, orientando as pessoas de como utilizar rios, lagos e piscinas com segurança. O objetivo principal é reduzir o número de afogamentos nos principais balneários e pontos turísticos do Estado de Goiás.

“A facilidade com que este acidente pode ocorrer agrava-se devido a duas características principais do afogamento, geralmente ele é rápido e silencioso. Por este motivo, a adequação no ambiente e a supervisão do adulto são essenciais para evitar este risco. Cerca de 30 mil crianças já foram instruídas de como se divertir nas férias de forma segura. Como é que deve ser feita a utilização do colete salva-vidas, respeitar a área demarcada de banho dentre outras orientações”, adverte.

Ela observa que o Corpo de Bombeiros está localizado em 50 municípios e onde não existe a base da corporação, durante o período de férias, e numa maior concentração de pontos turísticos foram instaladas bases operacionais as quais abrangem desde o município de Aragarças até o ponto mais distante, rio abaixo, que é Luiz Alves. Revela que nos locais onde não houve a presença do Corpo de Bombeiros no ano passado foram registradas 37 mortes por afogamento.

Acrescenta que em locais onde houve a presença do CBMGO não acontceu óbito. “O maior risco é a pessoa não ter medo, constatamos que 48% das vítimas de afogamento sabiam nadar. O ponto principal que devem ser respeitados é primeiro respeitar os limites estabelecidos pelo CBMGO, a utilização de coletes salva-vidas, evitar o consumo de bebida alcoólicas associada com a prática de entrar para nadar, porque são nessas situações que acontece o maior índice de afogamento”.

Geovanna alerta ainda para o fato de se evitar banhos noturnos, respeitar a área de banho demarcada e não lutar contra as correntezas. “Às vezes a pessoa confia no fato de saber nadar e não tem força suficiente para sair da situação”, adverte. Outra alerta importante, ela observa, são a presença de bancos de areia. “Às vezes a pessoa não conhece a região e mergulha de cabeça e tem um banco de areia, tipo de ocorrência que pode deixar a pessoa paraplégica”.

“Nós trabalhamos na prevenção com dicas de segurança e sabemos que álcool e água não se misturam, portanto não vamos fazer uso quando estiver na embarcação ou tomando banho, é proibido. É evidente, que quando falamos de proibido nos referimos no sentido de preservar vidas, de proteger vidas, patrimônio e meio ambiente”, conclui o coordenador da 42ª Operação Férias, tenente-coronel Anderson Cirino.

[box title="Dados estatísticos da 41ª Operação Férias, realizada no ano de 2015"]

Ocorrência total                      827

Busca e salvamento                117

Resgate                                    138

Defesa Civil                              3

Incêndio                                   13

Produtos perigosos                 0

Ações preventivas                   1.903

Público orientado               113.339.[/box]

[box title="Estatística geral de 2016 referente aos meses de janeiro a maio"]

Resgate                                        28.988

Ações preventivas                       8.098

Busca e salvamento                    4.316

Incêndio florestal                         1.530

Incêndio urbano                         1.327

Defesa civil                                   406

Produtos perigosos                     97

Total Geral             44.950.[/box]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias