Home / Cotidiano

COTIDIANO

Guia de prevenção da OMS sugere que estrangeiro evite “locais pobres” no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quinta-feira, 12, um guia para atletas, turistas e jornalistas estrangeiros que estiverem a caminho do Rio de Janeiro para participar do evento dos Jogos Olímpicos que acontecerão em agosto.

O guia foi publicado após a divulgação dos surtos de zika vírus no Brasil. Nele, o estrangeiro recebe recomendações para que possa evitar a doença. De acordo com a entidade de Saúde da ONU, informações como: "evitar visitar áreas pobres ou superpovoadas nas cidades sem água encanada ou saneamento pobre, onde o risco de ser picado pelo mosquito é maior", são algumas das sugestões presentes no guia para o estrangeiro.

Nesta semana publicações em revistas especializadas dos Estados Unidos pedia que a organização sugerisse ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o adiamento do evento, alegando que o risco da proliferação de casos de zika em novos países poderia acarretar uma onda de nascimento de crianças com microcefalia.

A COI, em resposta às publicações, garantiu que os Jogos Olímpicos serão realizados na data prevista e que a OMS não recomenda banir viagens ao Brasil, mesmo diante da atual situação. Apesar disso, o órgão da Saúde resolveu publicar uma lista de prevenção que informa sobre os riscos à saúde aos estrangeiros que estejam com malas prontas para vir ao Brasil durante o evento.

No guia fornecido pela OMS ainda há recomendações que sugerem o “sexo seguro ou abstinência” enquanto estiverem em terras cariocas. E ao retornaram a seus países de origem, devem permanecer praticando sexo seguro por “pelo menos mais quatro semanas”.

O órgão informou que o temor é de que a transmissão de zika entre as pessoas seja mais grave do que se imaginava até agora. Além disso, há indicações de que os estrangeiros optem por hotéis com ar-condicionado, reduzindo assim, as chances de serem picados pelo mosquito transmissor do zika vírus, o Aedes aegypti.

Gestantes devem evitar viajar para participar do evento e os parceiros que forem para o Rio de Janeiro devem, ao retornar, usar preservativos durante as relações sexuais no período restante da gravidez da companheira.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias