Home / Cotidiano

COTIDIANO

5 lugares em Goiânia para conhecer um pouco a história da cidade

Com pouco mais de 80 anos de sua fundação, Goiânia pode ser considerada uma cidade nova, porém com muitas histórias e elas estão espalhadas em vários lugares da capital. Mas na correria do dia a dia, a gente acaba ignorando o valor desses lugares para história de nossa cidade. Segue abaixo cinco lugares para visitar e conhecer Goiânia.
O Coreto

Inaugurado em 1942, o Coreto está localizado na Praça Cívica e é ponto de concentração para diversas manifestações culturais, políticas e artísticas na cidade. Com o passar dos anos, o Coreto sofreu alterações que o distanciaram do projeto inicial. Entretanto, quando na administração de Hélio Mauro Humbelino Lobo, a Prefeitura buscou o pedreiro que participou da primeira construção para voltar ao projeto arquitetônico original.

Endereço: Praça Cívica - Centro


Teatro Goiânia

Também inaugurado em 1942, o Teatro Goiânia foi construído em dois anos e é o mais tradicional espaço para cultura. Projetado pelo arquiteto Jorge Félix, o prédio foi construído no estilo art decó e mantém os detalhes do projeto arquitetônico original. Conta-se que nos anos de Ditadura Militar o governador tentou construir um túnel do Teatro até o Palácio das Esmeraldas. Porém o túnel não foi concluído e, com o final da ditadura, foi fechado.

Endereço: Avenida Tocantins com Avenida Anhanguera, Quadra 67 Lote 32 - Setor Central


Museu Zoroastro Artiaga

Seguindo o estilo art decó, o Museu Zoroastro Artiaga foi construído em 1942 na Praça Cívica pelo engenheiro Kazimiers Bartoszevsky. O objetivo da construção era abrigar o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). O nome homenageia o primeiro diretor, o professor Zoroastro Artiaga, que ficou no cargo até 1957 e retornando em 1964 té 1971. Hoje o local abriga um acervo composto por documentos históricos, utensílios antigos, peças artísticas e objetos da cultura indígena do Brasil Central. Além disso, há exposição de arte sacra e popular.

Endereço: Praça Cívica, 13 - Centro


Lago das Rosas

É o parque mais antigo de Goiânia, foi construído na década de 40 com elementos representativos em art decó, tais como trampolim e mureta. O nome surgiu devido ao canteiro de rosas que existia no começo. O Lago das Rosas já abrigou também o zoológico, hoje é um espaço de lazer e visitação.

Endereço: Entre a Alameda das Rosas e a Avenida Anhanguera


Grande Hotel

Marco na história de Goiânia, o Grande Hotel foi inaugurado em 1936 por Pedro Ludovico Teixeira, fundador da capital. Seguindo a tendência da época, a construção sofisticada no estilo art decó recebia seus hóspedes em apartamentos de luxo com atendimento diferenciado do que via em todo estado.  Atualmente, o prédio serve como sede do Centro Municipal de Memória e Referência onde são realizadas oficinas artísticas, exposições e diversas atividades culturais.

Endereço:  Avenida Goiás, 462 - Setor Central

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias