Home / Cotidiano

COTIDIANO

Percussionista Naná Vasconcelos morre aos 71 anos

Na manhã desta quarta-feira (9), o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos morreu aos 71 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória, segundo informou o Hospital Unimed III, no Recife, onde ele estava internado por complicações de um câncer no pulmão.

No último dia 28, domingo, Naná passou mal após um show realizado em Salvador, foi socorrido e internado apresentando quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca, além de uma progressão do tumor no pulmão, descoberto em agosto do ano passado.

Músico consagrado, Juvenal de Holanda Vasconcelos nasceu no Recife, em 1944, mas começou sua carreira quando se mudou para o Rio de Janeiro para trabalhar com Milton Nascimento, com quem gravou dois LPs, na década de 1960. O pernambucano foi eleito oito vezes melhor percussionista do mundo e venceu oito prêmios Grammy. Ele tinha entre seus fãs o cineasta italiano Bernardo Bertolucci.

O apelido Naná foi dado pela mãe, Petronila, quando ainda moravam juntos no bairro Sítio Novo, em Olinda. Diz-se que ela foi "encurtando de Juvenár" -primeiro nome do percussionista- até chegar em Naná.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias