Home / Cotidiano

COTIDIANO

Férias sem problemas

As férias chegaram e para viajar com tranquilidade ao deixar sua casa segura, seu carro na estrada livre de problemas mecânicos e descansar do trabalho, a equipe do Diário da Manhã procurou dicas para ajudá-lo a ter um descanso sem problemas.

Em entrevista ao jornal, Ivan Hermano Filho, consultor de segurança e Vice-Presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Goiás (Sindesp-GO) relata que é preciso programar antes de sair de férias. Nesse período, aumenta cerca de 25% a procura por empresas de segurança. Ele conta ainda, que é possível a contratação de empresa especializada somente nos dias desejados.

De acordo com o consultor de segurança a principal dica é evitar relatos da viagem nas redes sociais. “As pessoas precisam entender que o bandido tem acesso as redes sociais e é muito comum ver fotos avisando de viagens”, conta. Para ele, é preciso toda cautela nas postagens para não chamar atenção dos criminosos, que podem ter acesso a informações de quando a viagem irá acontecer e até quando.

Ivan relata também que é imprescindível o cuidado na hora de colocar as malas no carro. “É necessário que seja feito de maneira discreta”. O consultor também explica que é muito comum o golpe da energia, no qual o ladrão chega até a pagar um menor para sair olhando os medidores de determinada rua. “Os moradores que não ligam o medidor é um sinal que a casa pode estar vazia”, conta Ivan que recomenda que antes da viagem é bom procurar um vizinho para ficar atendo quanto a esse golpe e mesmo pedir para que ele ligue o medidor, caso seja necessário.

Já em relação ao telefone, o consultor comenta que o ideal é colocar o fixo no modo de encaminhamento para o celular do morador. Muitas vezes, esclarece ele, as pessoas deixam o telefone até fora de linha ou até mesmo na linha, mas isso não é o correto, pois pelo fácil acesso aos números fixos de residências os bandidos podem fazer o teste ligando e caso não atenda, pode despertar um alerta de casa vazia.

Outra dica importante é no caso de viagem longa, em que é melhor pedir ajuda para algum familiar, amigo ou vizinho para recolher as correspondências. Ou ainda é necessário que haja a suspensão do recebimento das correspondências em determinado período. Até mesmo a limpeza da casa, como poda de grama pode passar a impressão de que não tem gente em casa.

Deixar a casa com luzes acessa também é uma prática muito comum, mas Ivan Hermano comenta que a luz durante o dia não é recomendada. “Se quiser deixar as luzes ligadas, indico o uso do sistema de fotocélula, que apaga a luz automaticamente pela manhã”, afirma.Cuidados na contratação de segurança O consultor Ivan Hermano, Vice-presidente do Sindesp-GO, recomenda que, antes de contratar um serviço de vigilância residencial ou corporativa, é preciso se certificar de que se trata de uma empresa especializada, além de buscar boas referências sobre o serviço prestado.

“É preciso consultar uma empresa especializada que vai fazer o levantamento das necessidades e sugestões de melhorias, de acordo com o perfil do estabelecimento, residência ou condomínio. Atualmente existem diversas opções para segurança residencial e coorporativa, como por exemplo sistema de alarme monitorado, sistema de câmera e CFTV, monitoramento à distância das imagens, segurança canina, vigilância armada, cerca elétrica e concertina e outros”, explica Ivan.

Saiba mais


Dicas de segurança:

Cuidados antes de pegar estrada

Fazer a manutenção do veículo antes de pegar a estrada é necessário para evitar ter dor de cabeça e gastos não programados durante as férias (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

A gerente de serviços de autopeças,Luciana Carla do Couto Costa, explica que antes de pegar estrada o correto é que o veículo esteja com todas as manutenções em dias. “Não sendo possível é necessário a verificação de alguns itens extremamente importantes para evitarmos quaisquer atrasos, desconfortos e evitarmos acidentes”, afirma.

Os itens são a conferência de pneus (condições físicas, calibrações), freios (gastos e desregulados) , lâmpadas de faróis, freios, setas (queimadas), limpadores de para-brisas (ressecados) buzinas(queimadas), cinto de segurança, níveis de óleos e água, espelho retrovisor, itens de segurança (macaco, triangulo, chave de roda, estepe).

Os malefícios de ter metas nas férias

É possível evitar preocupações do trabalho diante de sua paisagem preferida de férias?(Foto: Divulgação TV Brasil)

A pressão dentro do ambiente de trabalho, com metas cada vez mais difíceis de atingir, é bem comum. E nada como tirar férias para se ‘desligar’ da vida workhalolic com relatórios, reuniões e compromissos.

Mas, você consegue evitar todas essas preocupações quando entra de férias ou leva o trabalho na mala? Se disser ‘sim’ para segunda opção, é bom ficar atento. O período de descanso serve para carregar as baterias e voltar inspirado para a labuta.

Não existe um botão liga/desliga para quem adota um estilo de vida baseado na urgência. Uma carreira acelerada, por exemplo, costuma levar o indivíduo a apresentar problemas de saúde precoces, como hipertensão arterial, insônia, pânico e depressão. Geralmente quem não consegue mudar o ritmo de trabalho é porque esta vivendo por meio do “piloto-automático” sem perceber aonde e como quer chegar.

Você até pode ter metas nas férias, como terminar aquela série, ou ler seu livro preferido, mas não pode transformar isso em uma problematização. “Escreva três metas que possam ser realizadas com prazer e satisfação, opte por aquelas que possam incluir familiares e amigos”, explica Professor Armando Ribeiro, psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. “Tenha objetivos realistas e palpáveis que trazem satisfação pessoal e não impedem de serem desfrutados por quem está próximo”, completa.

É nas férias que muitos conseguem refletir sobre o que está funcionando ou não na carreira, mas é preciso também saber deixar momentos livres para refrescar a vida e apreciar novas possibilidades. “Se as metas forem rígidas demais ou irrealistas, podem transformar o período que seria de descanso em uma prolongação do trabalho”, afirma Doutor Ribeiro. “Não ter metas ou tê-las em excesso pode contribuir para transformar o período em um momento cheio de ansiedade e estresse”, completa. O ideal é o bom senso e a curtição.

(Fonte: Imagem Corporativa)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias