Home / Cotidiano

COTIDIANO

Viajantes dos sonhos: Os onironautas

Estudado pelas ciências e tendo várias interpretações por diferentes culturas, os sonhos vão além do sono e chegam até o campo das pesquisas


A mente humana é um campo de dimensões ainda parcialmente desconhecidas. Poder viajar pela própria mente, em um estado de sonho e poder escolher os caminhos que você quer percorrer, abre uma experiência de infinitas possibilidades. Imagine, você dorme e tem acesso a um mundo inteiramente seu em que você é o viajante e os caminhos são todas as experiências e informações que você já teve.

Essa experiência é chamada sonho lúcido e não se trata de uma “viagem” neo-hippie, há universidades pelo mundo que estudam o fenômeno. A psicologia indica que os sonhos não-lúcidos podem ser uma tentativa do cérebro de chegar ao autoconhecimento. Já os sonhos lúcidos têm finalidades terapêuticas e também de diversão.

O universo dos sonhos ainda não foi completamente desvendado, mas várias frentes de pensamento e culturas têm suas teorias. Para a ciência é uma manifestação do inconsciente. Para Freud uma busca pela realização de desejos inconscientes reprimidos. Para muitas religiões os sonhos estão ligados inclusive a poderes de premonição e uma expansão metafísica da consciência.  Mas o fato é que se trata de um campo bastante interessante.

A onirologia e suas técnicas


A universidade de Stanford é uma das notáveis que tem grupos que estudam o processo de domínio do inconsciente. Um dos nomes desta universidade que encontrou nos sonhos seu material de estudos é Stephen LaBerge, psicofisiologista, que estudou sonhos lúcidos para desenvolver a tese que rendeu seu PhD.

LaBerge fundou o Instituto da Lucidez (Lucidity Institute), que oferece cursos para pessoas em geral que tem interesse em alcançar esse estágio mental de semi-lucidez. A onirologia, estudo dos sonhos, foi desacreditada no início, mas depois foi vista pela psicanálise como um campo respeitável e cheio de possibilidades.

Stephen desenvolveu técnicas para que ele mesmo e outros pesquisadores tivessem esse tipo de sonho. Uma delas é a técnica MILD (Indução mnemônica de sonhos lúcidos). A técnica trata-se de um exercício mental simples. O método envolve a preparação da mente para sonhar e continuar em um estado de consciência que dê a possibilidade da percepção de que é um sonho.

A MILD é apenas um dos métodos de alcançar esse estado. Os onironautas, ou viajantes dos sonhos, podem tentar outras formas de conseguir um sonho lúcido. Uma delas é a CAT, a Técnica de Ajuste de Ciclos, que consiste no ajuste dos ciclos do sono e aprimoramento da consciência pelas manhãs.

 A manhã é o horário indicado para a prática do método CAT, pois é a fase quando o sono REM tem períodos maiores. O REM (Rapid Eye Movement) se trata daquele momento do sono em que as pessoas movimentam os olhos rapidamente enquanto dormem. Nesse momento o cérebro trabalha de uma forma semelhante a quando estamos acordados e mesmo os sonhos normais são mais vívidos.


Dois passos para o mundo dos sonhos, a técnica CAT:


Passo 1: Programe o alarme para despertar 90 minutos antes do horário normal de acordar. Levante-se durante uma semana inteira, nesse novo horário. Isso irá reestruturar seu relógio interno. Como resultado disso, você não experimentará sonho lúcido algum, durante essa primeira semana;

Passo 2: Começando no 8º dia, alterne sua hora de acordar com o seu dia normal. Acorde no horário normal num dia, acorde naquele horário mais cedo no dia seguinte. Siga alternando: dia com o horário normal para despertar, no outro mais cedo.

Durante os dias de horário de acordar normais, seu corpo antecipará um despertar mais cedo. Seu cérebro já estará estimulado, permitindo facilitar a lucidez

Os passos da técnica MILD:


1 - Diga a si mesmo para acordar cedo de manhã;

2- Quando fizer isso, faça voltar à sua mente qualquer sonho de que se lembre;

3 - Saia da cama e durante 15 minutos faça algo que exija toda a sua atenção desperta, como ler um livro (ler sobre sonhos lúcidos por exemplo) ou relacionar "coisas a fazer";

4 - Volte para a cama e diga a si mesmo, antes de adormecer: "Da próxima vez em que sonhar, quero lembrar que estou sonhando";

5 - Ao fazer isso, visualize seu corpo deitado na cama, dormindo, e ao mesmo tempo se veja no sonho que acabou de ensaiar, reconhecendo que é um sonho.

Filmes que abordam a temática do sonho lúcido:

A origem, estrelado por Leonardo Di Caprio. Escrito, dirigido e produzido pelo diretor britânico Christopher Nolan dirigido por Richard Linklater, que trata especificamente da viagem de um onironauta

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias