Home / Cotidiano

COTIDIANO

Eles querem mudar o mundo

“Se eu perguntasse para diferentes pessoas se elas querem que mude algo no mundo, todas responderiam que sim e até saberiam elencar um ou vários pontos em que acham que o mundo poderia mudar. Mas, e se perguntasse se elas querem começar essa mudança por si mesmas?...”

A pergunta é de uma jovem goianiense, Luísa Antunes de Souza, que juntamente com centenas de jovens brasileiros e de outros países da América Latina e Europa acabam de participar de um encontro internacional, em Florianópolis (SC), cujo tema foi “A transformação do mundo através de si mesmo”.

Três jovens de Goiânia que participaram desse evento compartilham as vivências e conhecimentos lá colhidos através de uma palestra com o mesmo tema. São eles: Luísa Antunes de Souza, Renan Borges Madeira e Ana Carolina Gundin de Freitas. Em forma de painel, a palestra acontece às 20h de amanhã (18), no auditório da Fundação Logosófica de Goiânia, Setor Alto da Glória (Av. São João, 311), próximo ao shopping Flamboyant. A entrada franca.

“O ser humano pode modificar sua própria vida, pode mudar o seu futuro, o seu destino; ou seja, é um ser que pode evoluir e, a partir desta célula da humanidade que é ele mesmo, contribuir com a real transformação do mundo, para melhor”, diz o jovem Renan Madeira, um dos palestrantes do painel.

Ana Carolina de Freitas também vai compartilhar com o público do painel sua experiência: “Tenho estudado para ser cada dia melhor. Aos poucos, vou vencendo a impaciência, a falta de vontade, a intolerância e tantas outras deficiências psicológicas; percebo que já melhorei e vislumbro, com entusiasmo, a família que pretendo constituir e que já pode contar com um ser humano melhor e mais consciente da sua responsabilidade”.

Acrescenta ela que “cada passo adiante revigora minha confiança no futuro da humanidade, num mundo melhor para se viver. Afinal, se posso transformar a mim mesma, muitos também podem fazê-lo, com o auxílio dos mesmos conhecimentos”.

Uma das fontes de ensinamentos e orientações que buscam para o conhecimento e aperfeiçoamento de si mesmos, informam os três jovens, é a Logosofia, ciência criada pelo educador e humanista González Pecotche.

Renan Madeira explica: “A Ciência Logosófica ensina que a evolução ocorre por meio de um processo, o qual deve ser realizado de uma maneira consciente, ou seja, sabendo, tendo o conhecimento do que se é hoje e das transformações que serão realizadas ao longo desse caminho”.

Importância da família

Renan Madeira: mudar a si mesmo é contribuir com um mundo melhor

Ana Carolina ressalta a importância da família nesse contexto: “Está em cada ser humano a condição de criar a si mesmo, inspirando em seus descendentes o mesmo ideal. E é a família o campo propício onde deve nascer uma nova cultura”.

E a julgar pelas considerações que faz a respeito, ela está na contramão da maioria dos jovens deste início de século, pois, comenta Ana, “em pleno século XXI, a ideia de casar e ter filhos soa como uma ameaça ao sucesso. Dividir o tempo com outras pessoas, mudar prioridades, ganhar novas responsabilidades, negar uma proposta de trabalho, adiar o doutorado, viajar menos, gastar mais... É, parece que construir família não se encaixa na fórmula do sucesso”.

Mas, apesar dessa tendência, ela afirma categórica que, “ainda assim, eu declaro: quero ter casa, marido, filhos – o pacote completo!” E explica que “a família sempre foi primordial para mim. As recordações mais felizes da minha infância são dos momentos entre mãe e filha, as brincadeiras com meu pai, a chegada do meu irmão, os passeios com os avós, as conversas nas longas viagens de carro. De tudo o que vivi nesta fase, o que me marcou para sempre foi o amor daqueles que me deram a vida e o carinho de um lar que me fazia sentir-me diante de algo muito grande”.

Mais de 500 jovens participaram do encontro, em Florianópolis-SC. A maioria era do Brasil, mas havia muitos jovens do Uruguai, Argentina, México, Polônia, Estados Unidos e outros países. Para facilitar o aproveitamento, foi criado núcleo de estudos em inglês. Dos trabalhos preparativos para esse evento, previamente escritos por centenas de jovens, foram selecionados textos que integram o livro, lançado no encontro, intitulado A transformação do mundo através de si mesmo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias