Home / Cotidiano

COTIDIANO

Detenta é levada à solitária e dá à luz sozinha

Após uma detenta do presídio Talavera Bruce dar à luz sozinha em uma solitária, o juiz pela Vara de Execuções Penais (VEP), Eduardo Oberg, pediu pelo afastamento da diretora responsável Andreia Oliveira. A presa teve uma menina dentro do confinamento no último dia 11/10.

No relatório acima (foto) é possível identificar a data de saída para atendimento médico e retorno da detenta, onde ficou claro que a mulher teve a criança em condições inaceitáveis e sem auxílio. Segundo a direção, a presa retornou à solitária após voltar ao presídio, sob alegação de que a mesma estava "surtada".

O juiz relatou que este tipo de comportamento de uma instituição é indignante. "Se ela estava surtada era mais um motivo para que não voltasse para o isolamento. Ela deveria ter sido encaminhada para uma unidade hospitalar.Isso é de uma indignidade humana inaceitável nos dias de hoje e, por conta disso, é cabível o pedido de afastamento provisório da diretoria do presídio para que se apure tudo o que ocorreu", afirmou Eduardo Oberg.

Ainda, segundo Oberg, houve omissão por parte da diretora, que negou que os fatos, mas foi desmentida pelas presas.

A detenta deve ser encaminhada para o Hospital Psiquiátrico Roberto Medeiros para tratamento, a presa teve uma abstinência de drogas, o que gerou o "surto" relatado pela direção do presídio.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias