Home / Cotidiano

COTIDIANO

Turquia propõe que a crise dos migrantes seja um dos temas da reunião do G20

Da Agência Brasil


O governo turco anunciou hoje que pretende incluir a crise de migrantes e refugiados na agenda da reunião de chefes de Estado do G20 (Grupo dos 20), em novembro, em Antalya (sul da Turquia).

“A questão dos refugiados provém sobretudo de riscos geopolíticos. Sem qualquer dúvida [o assunto] será politicamente abordado pelos líderes e toda a humanidade deve contribuir [para achar uma solução disse, em Ancara, o vice-primeiro-ministro turco Cevdet Yilmaz, no encerramento de uma reunião de ministros de Fazenda e presidentes de bancos centrais do G 20.

De acordo com as estatísticas da Organização Internacional das Migrações (OIM), publicadas na quarta-feira (2), mais de 350.000 migrantes atravessaram desde o início do ano o Mediterrâneo, em condições perigosas,  em direção à Europa. Pelo menos 2,6 mil perderam a vida. Os dados mostram também que mais de 230 mil refugiados chegaram à Grécia, na maioria sírios. Eles fugiram, por meio da Turquia, da guerra civil que ocorre no país desde 2011. Desde então, a Turquia acolheu cerca de dois milhões de refugiados, e o Líbano mais de um milhão.

“Devemos todos considerar que a Turquia não deve ser a única responsável pelos sofrimentos injustos que continuam a se registrar”, insistiu ainda o vice-primeiro-ministro turco.

O G20, que tem o Brasil como um de seus integrantes, é um grupo constituído por ministros da economia e presidentes de bancos centrais dos 19 países de economias mais desenvolvidas do mundo, mais a União Europeia. Criado em 1999, na esteira de várias crises econômicas da década de 1990, o G20 é fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros internacionais.

*Com informações da Agência Lusa

Editor José Romildo

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias