Home / _

_

Turquia ataca Estado Islâmico

A Turquia entrou de vez na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI). O país fez os primeiros bombardeios aéreos na madrugada desta sexta-feira (24) contra posições dos “jihadistas” na Síria. Ancara já havia feito ataques ontem (23) em resposta a morte de um militar turco em um confronto com “jihadistas” na fronteira da Turquia com a Síria.

 Nessa manhã (24), três caças F-16 atiraram quatro mísseis teleguiados que visaram três alvos: dois bairros e um local de reunião do grupo EI. O ataque foi feito na fronteira entre os dois países.

Ao mesmo tempo foi lançada uma vasta operação policial contra supostos extremistas do grupo Estado Islâmico e rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão  (PKK) que é a tradicional oposição ao governo. Cerca de 5 mil militares turco trabalham em 30 pontos da cidade de Istambul e outras 13 províncias do país. Foram presas 251 pessoas.

Essa é a maior operação de Ancara na luta contra o terrorismo desde que o grupo Estado Islâmico tomou áreas da Síria, no ano passado. Na segunda-feira (20) um atentado suicida reivindicado pelos jihadistas na cidade turca de Suruc matou 2 pessoas, a maioria de militantes curdos. O governo turco anunciou a permissão para que os Estados Unidos executem operações aéreas contra o Estado Islâmico, a partir da base de Incirlik no Sul do país.

Com imformações da Radio França Internacional*

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias