Home / Cotidiano

COTIDIANO

Presos de MT postam nas redes sociais fotos com celulares dentro das celas

A fragilidade do sistema prisional brasileiro pode ser constatada nas redes sociais. Em Mato Grosso, detentos publicaram fotos recentes no Facebook com celulares da mão e, aparentemente, fumando maconha.

Um dos presos é Rodrigo Santana, que aparece com aparelho de celular acompanhado de outros dois detentos. A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) confirmou que Rodrigo cumpre pena na Penitenciária Central do Estado (PCE), no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá (MT).

Na foto com os celulares publicada no dia 2 de junho, o detendo escreve: “ Nao existe nada que pague a liberdade e nem, tortura mais cruel do que SAUDADE”. O colega ao lado aparece também com um aparelho e fones de ouvido.

“ Se o barato é louco e o processo é lento. No momento, deixa caminhar contra o vento”, diz um dos post rimado, publicado em 3 de julho, em que os presos aparecem fumando “viajando para a terra do Bob Marley”.

Ao que tudo indica, as fotos foram postadas por meio dos aparelhos celulares. De acordo com a Sejudh, a penitenciária possui bloqueadores de celular que estão em fase teste e ações dentro do presídio, como revistas, são periódicas. O órgão informou que também que é feito monitoramento na unidade prisional e nas redes sociais por um grupo de inteligência. Será aberto um procedimento administrativo disciplinar para apurar o caso.

Ainda segundo informações, um dos presos teria enviado até flores para a namorada de dentro do presídio junto com R$ 750,00. Também existem denúncias de golpes de estelionato que são aplicados pelos detentos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias