Home / _

_

Rússia reforça arsenal nuclear com 40 novos mísseis intercontinentais

MOSCOU — A Rússia decidiu reforçar seu arsenal nuclear até o final do ano com 40 novos mísseis balísticos intercontinentais, descritos como “capazes de superar sistemas de defesa mais avançados”. O anúncio, feito pelo presidente Vladimir Putin nesta terça-feira, veio depois de os Estados Unidos informarem que pretendem instalar armamento pesado no Leste da Europa, e evidencia a tensão crescente desde o conflito na Ucrânia.

— Este ano, mais de 40 novos mísseis balísticos intercontinentais capazes de superar aos sistemas de defesa antiaérea mais sofisticados serão posicionados pelas forças nucleares russas — disse o presidente em um discurso durante uma feira militar e de armas.

Putin ainda ressaltou que as forças militares russas estão recebendo uma série de armas novas, incluindo tanques e outros veículos blindados, que foram apresentados para o público durante um desfile militar no mês passado na Praça Vermelha. Um radar de alerta de longo alcance também começou a ser testado pelos soldados.

No sábado, a imprensa americana noticiou os planos dos EUA para posicionar tanques e armamentos pesados em países da Otan ao longo da fronteira russa, incluindo os Estados bálticos que no passado fizeram parte da União Soviética. Essa é a manobra americana mais agressiva desde a Guerra Fria.

As autoridades em Moscou repudiaram a medida na segunda-feira e alertaram que a Rússia iria retaliar se os EUA insistissem em levar o plano adiante .

— O sentimento é que os nossos colegas da Otan estão nos levando para uma corrida armamentista — disse o vice-ministro da Defesa russo, Anatoly Antonov, citado pela agência RIA.

A tensão entre a Rússia e as potências ocidentais reacenderam diante do papel de Moscou na crise na Ucrânia. O governo russo é acusado de apoiar os separatistas que lutam contra as forças de Kiev. Os rebeldes já tomaram uma grande parte do Leste do país depois que a Rússia anexou Crimeia de Ucrânia no início de 2014.

Em represália, o Ocidente, liderado pela União Europeia e os Estados Unidos, impuseram sanções econômicas punitivas em relação à Rússia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias