Home / _

_

Pré-candidato republicano chama massacre de ‘acidente’ e critica Obama por campanha contra armas

WASHINGTON — Pré-candidato republicano e ex-governador do Texas, Rick Perry considerou o massacre em Charleston um acidente. Em entrevista a uma rede de TV, Perry disse que o presidente Barack Obama aproveitou a ocasião para “sucumbir a um impulso liberal de empurrar sua agenda antiarmas”.

— O ataque foi de maldade e covardia, e acho muito prematuro identificar como poderia ser impedido. Este é o método de operação do governo Obama para lidar com um acidente assim. Obama não gosta de armas, e usa todos oportunidade para emplacar sua agenda.

Após a declaração polêmica, Perry ressaltou que o massacre foi um crime de ódio. Não sem antes voltar a polemizar.

— Houve mais pessoas mortas em Paris — disse, em referência ao atentado ao jornal “Charlie Hebdo” que matou 14 pessoas em janeiro, e desencadeou uma caçada dupla na França.

Na quinta-feira e na sexta-feira, Obama já havia se pronunciado a favor de uma discussão mais ampla do porte de arma.

— Mais de 11 mil americanos foram mortos por violência com armas. Crianças foram mortas a tiros em sala de aula. Até 90% dos americanos apoiaram a reforma das armas. Não sei se vai resolver a violencia, mas pode salvar algumas famílias. Deveríamos ser fortes o suficiente para podermos falar disso. Me recuso a agir como se isso tudo fosse normal. Precisamos de uma mudança na atitude. Nós, os EUA, temos essa capacidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias