Home / _

_

Polícia investiga 16 colonos judeus por incêndio em igreja histórica de Israel

TEL AVIV — A polícia israelense deteve nesta quinta-feira 16 colonos judeus suspeitos de iniciarem um incêndio no santuário de Tabgha, mas logo depois eles foram liberados. O fogo, que começou na madrugada, danificou gravemente a estrutura interna e externa da igreja histórica no Norte de Israel, construída no local onde a tradição diz que Jesus realizou o milagre da multiplicação dos pães.

— Na área perto da Igreja foram presos 16 jovens como parte de uma investigação para verificar se eles estão envolvidos no incidente que ocorreu na madrugada — disse o porta-voz da polícia, Luba Samri.

Segundo a polícia, todos os jovens detidos vivem em assentamentos judaicos na Cisjordnia, dez deles em Yitzhar, área conhecida como um reduto extremista. O advogado dos colonos, Itamar Ben Gvir, disse a uma rádio israelense que a polícia não tinha nenhuma evidência contra eles.

Depois do incêndio, foi encontrado na parte de fora da igreja um grafite com a passagem de uma oração judaica, pedindo a eliminação da adoração de ídolos.

O padre Matthias Karl, um monge alemão da igreja, disse que diversas áreas da igreja foram seriamente danificadas, e que bíblias e livros de orações foram destruídos no incêndio. Um monge e um voluntário do santuário foram hospitalizados por inalação de fumaça.

— Está totalmente destruído. O fogo foi muito ativo — disse o padre.

Nos últimos anos, mesquitas e igrejas foram alvo de ataques semelhantes em Israel. Esse mesmo santuário já havia sido cenário de um ataque em abril de 2014, pouco antes da visita do papa Francisco à Terra Santa.

O ministro da Segurança Pública, Gilad Erdan, denunciou o ataque como um “ato de covardia” e ordenou que a polícia investigasse o incidente com prioridade.

— Nós não vamos deixar ninguém perturbar a coexistência entre religiões e etnias em Israel. Atacar o princípio da tolerância entre as religiões é um golpe para os valores mais importantes em Israel, e nós não vamos tolerar ato como estes — disse Erdan.

O santuário de Tabgha, também conhecido como a Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes, foi construído na década de 1980 sobre as ruínas de uma igreja bizantina do século V. O local é lembrado pelo tradicional milagre de Jesus e está localizado na costa do Mar da Galileia, no Norte de Israel. Seu piso de mosaico bizantino atrai milhares de visitantes de todas as crenças a cada ano.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias