Home / Cotidiano

COTIDIANO

Para ministro, eleições municipais acirram disputa entre PT e PMDB

BRASÍLIA — O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse que o PMDB terá candidato próprio em 2018 e classificou de "natural" os embates entre PT e PMDB. Ele disse que a disputa por espaço político aumenta a partir de agora por causa das eleições municipais de 2016. Padilha é o maior aliado do vice-presidente Michel Temer nas negociações políticas, e está trabalhando no quarto andar do Palácio do Planalto. Em solenidade sobre Aviação, ele comentou que agora trabalha no quarto andar do Planalto, mas disse que não "esqueceu" dos temas da Pasta. Ele ressaltou que todo partido quer o "poder" ou uma fatia dele.

— É natural, num processo político, a disputa por um espaço político local. E estamos nos aproximando de uma eleição municipal em que este espaço vem sendo disputado desde já. Então, a disputa, no meu caso a disputa que o PT tem com o PMDB no Rio Grande do Sul, não tem nada a ver com a convivência que nós temos aqui em Brasília. Sinceramente, acho que é do processo e não só com o PMDB, com os demais partidos também. Todos os partidos querem ter a hegemonia. Qual dos partidos que não buscam ter o poder total? — disse Padilha.

O ministro lembrou que o próprio Temer, que é presidente nacional do PMDB, já declarou em entrevistas que o partido deverá ter um projeto próprio em 2018.

— O presidente Michel Temer é vice-presidente da República, mas isso não nos impede de dar o andamento daquilo que o presidente Michel declarou em entrevista: que nós, em 2018, teremos um projeto próprio de poder. Orientado pela palavra do presidente Michel Temer, somos garantidores da governabilidade, nós somos governo, porque ele é o vice-presidente da República, mas não vamos, de nenhuma forma, trair os nosso compromissos. O presidente Michel Temer, numa entrevista que deu, disse que o PMDB em 2018 terá candidato próprio. Ponto — disse Padilha.

Para ele, a questão terá que ser trata de forma "transparente" com o PT, no momento oportuno.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias