Home / Cotidiano

COTIDIANO

Levy diz que meta do governo é votar mudanças na desoneração da folha

BRASÍLIA - Em meio a rumores de que o governo terá que reduzir o esforço fiscal de 2015, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta terça-feira que a meta neste momento é concluir a votação do projeto que muda o programa de desoneração da folha de pagamento das empresas. A medida faz parte do programa de ajuste fiscal da equipe econômica e é considerada importante para reforçar a arrecadação no atual momento de baixo crescimento. Ao chegar ao Ministério da Fazenda, Levy foi indagado se o governo terá que reduzir a meta fiscal, de R$ 66,3 bilhões, ou 1,13% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país), e respondeu:

— O ajuste fiscal está evoluindo. Tem confiança, é importante. Eu acho que a gente tem que ter como meta exatamente ter essa parte da desoneração votada até o final desse mês. Essa é a meta fiscal que a gente tem que ter no momento.

O governo já admite nos bastidores que não conseguirá cumprir o primário deste ano devido à baixa arrecadação e às dificuldades do governo para aprovar no Congresso medidas que poderiam reforçar os cofres públicos. No entanto, a avaliação da equipe econômica é que a redução do esforço não pode ser anunciada formalmente agora, pois isso pode dificultar ainda mais a votação do ajuste no Congresso. Segundo os técnicos, quando mais se avançar no Legislativo, mais se conseguirá para o primário e a redução da meta não será tão forte.

Levy também disse também que o trabalho de fortalecimento fiscal é importante e precisa continuar a ser feito sem prejuízo de programas de ajuda ao setor produtivo, como o pacote de apoio às exportações:

— Quero dizer que a gente continua o trabalho de fortalecimento fiscal, que é absolutamente necessário. Nós temos que fazer esse ajuste e manter o ajuste sem prejuízo de todas as coisas que a gente continua fazendo, como apoiar as exportações, a indústria.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias