Home / Cotidiano

COTIDIANO

Estudante de direito diz que modelos plus size não passam de obesas e briga chega à delegacia

O Facebook se tornou mais uma vez meio para polêmicas. Dessa vez, os envolvidos são a estudante de direito Thais Neves e o movimento Plus size. Ela  causou polêmica ao criticar o movimento Plus Size em uma postagem no Facebook. Ela disse que as modelos são obesas e que o movimento deveria ser vetado por fazer apologia a um "modelo" incorreto de saúde e alimentação que pode levar à morte.

As organizadoras de um concurso em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, foram à delegacia para registrar um boletim de ocorrência por injúria e dizem que ser Plus Size é lutar contra um padrão estabelecido, e não estimular a obesidade.

Em entrevista à Record, a estudante reafirmou suas críticas e disse que, mesmo processada, o caso não vai dar em nada, pois ela conhece as leis: "Assim como passamos anos dizendo que anorexia era doentio e perigoso, plus size também é. Eu sou filha de advogada e estudante. Sei que esse processo não vai dar em nada".

A idealizadora do consurso Miss Plus Size Ribeirão Preto, Luana Isaga, disse que tentou dialogar com Thais para que ela retirasse o post do ar e deixasse de utilizar a hashtag do concurso, mas não chegaram a um acordo. O caso foi registrado como injúria.

Para Luana, o movimento quer quebrar padrões de beleza impostos pela mídia: "Nós queremos, pelo contrário, que as mulheres não cheguem a ser obesas. Que elas tenham autoestima e se gostem. A Thais ofendeu não só o concurso, mas todo o movimento plus size".

A modelo Renata Poskus, referência do Plus Size, gravou o vídeo "Resposta para uma gordofóbica", onde ela diz que Thais quis se promover por meio do preconceito: "Somos gordas e não temos vergonha. Isso não é preocupação, isso é preconceito. Você é moleca".

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=CUAVoRoDL20[/embed]

Renata ainda disse que várias mulheres que passam pelo problema se sentiram humilhadas com as afirmações da estudante de Direito.

O concurso, que está em sua primeira edição, acontece no dia 29 de julho.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias