Home / _

_

Ataque com drone teria matado líder da al-Qaeda na Península Arábica

WASHINGTON - Um ataque aéreo americano com um drone teria matado o líder da al-Qaeda na Península Arábica, segundo fontes iemenitas. De acordo com sites locais, Nasser Al-Wuhayshi, ex-secretário de Osama bin Laden e um dos fundadores do braço peninsular do grupo, teria sido morto no Sul do país da sexta-feira. Os EUA e o Iêmen não confirmam a informação.

Segundo o portal iemenita Almasdar, al-Wuhayshi foi atingido na cidade de Mukalla, recentemente tomada pelos jihadistas, que chegaram a libertar mais de 200 prisioneiros de uma cadeia de alta segurança. Tweets atribuídos a colegas de organização também falam em “martírio”, segundo a CNN. O Almasdar também aponta que a AQPA teria eleito o jihadista Qasim Al-Raimi como seu sucessor.

O ex-secretário de Bin Laden comandava o braço iemenita do grupo desde 2002, ano em que foi preso. Ele escapou quatro anos depois em Sanaa, e ajudou a fundar em 2009 o braço que engloba Iêmen e Arábiua Saudita.

Tanto al-Wuhayshi quanto al-Raimi são procurados por EUA, Arábia Saudita e Iêmen, com recompensa por sua captura ou morte estipulada em US$ 10 milhões pelo Departamento de Estado.

A al-Qaeda tem aumentado suas ações no Sul do Iêmen com a crise provocada pelo conflito entre os rebeldes xiitas houthis e o governo iemenita. Em janeiro, os atiradores que mataram 12 funcionários do “Charlie Hebdo”, em Paris, se declararam ligados à organização. A AQPA reivindicou a autoria do atentado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias