Home / Cotidiano

COTIDIANO

Após acordo, relator altera pontos sobre maioridade penal

BRASÍLIA. O deputado Laerte Bessa (PR-DF), relator da PEC 171/93, que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, anunciou nesta quarta-feira que fez algumas modificações em seu parecer, que deve ser aprovado nesta tarde na comissão especial criada para tratar do assunto.

Bessa anunciou que acatou a sugestão de alguns partidos e que vai restringir a redução e a penalização para os menores de 18 anos que praticarem crimes hediondos, homicídio doloso, lesão corporal grave e seguido de morte. Anteriormente, seu texto previa a redução para todo tipo de delito, o que gerou críticas até mesmo de quem defende a redução.

O relator também anunciou que vai retirar de seu texto a previsão da realização de um referendo para que a população se manifeste depois que a PEC for aprovada.

— Isso não é necessário porque todas as pesquisas de opinião nos dão conta de que a população é favorável.

Bessa também retirou de seu texto a necessidade de manifestação do Ministério Público sobre se um adolescente que cometeu crime deveria ser julgado com base no Código Penal, uma vez que a maioridade será reduzida, ou com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Se o relatório for aprovado na tarde desta quarta-feira - o que é possível, uma vez que a maioria dos deputados na comissão especial já se manifestaram dessa forma -, a matéria deve ser votada no plenário da Câmara no dia 30 deste mês.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias